Bolsonaro pede apoio à Polônia para entrada na OCDE

 



No segundo dia de viagem à Nova York, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o Presidente da Polônia, Andrejz Duda. No início da conversa, segundo fontes, Jair Bolsonaro ressaltou que, "muita coisa temos em comum, além do amor aos nossos países e o repúdio ao socialismo". O Presidente agradeceu o apoio polonês em organismos internacionais como na ONU e pediu apoio para a entrada do país na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Polônia é membro desde 1994.

Bolsonaro combinou com o presidente Andrejz Duda, uma visita à Polônia até o primeiro semestre do ano que vem. O Presidente ressaltou ainda a recuperação da nossa economia que deve crescer este ano cerca de 5% este ano.

Fontes presentes na reunião, relataram ainda que, o presidente polonês, agradeceu por Bolsonaro ter aceitado o convite para a reunião bilateral e afirmou que agora, no segundo mandato, quer proximidade "com o mais poderoso país da América do Sul" e disse também que, "o Brasil é visto como um país amigo para nós", afirmou o presidente da Polônia Andrejz Duda.

O Presidente Duda, sugeriu criar um grupo Brasil-Polônia para aumentar a relação comercial entre os dois países, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, vai iniciar as medidas para criação do grupo.

A Polônia também pediu apoio para participar do G20 e Bolsonaro se prontificou a atuar  para que isto ocorra.

Assim como Bolsonaro, Andrejz Dudua é um presidente conservador. O Presidente Polonês tem sofrido críticas por adotar medidas contra o judiciário no país Europeu.

Fonte:R7