Doar sangue nos EUA está proibido para vacinados contra covid?

 



Há uma informação circulando em texto nas redes sociais, de que apenas pessoas não vacinadas contra a Covid-19 podem doar sangue nos Estados Unidos. Segundo o texto, a razão da restrição seriam os "venenos" e "compostos químicos mortais" presentes nas vacinas, que poderiam prejudicar a pessoa que receber o sangue doado.

A pedido de um leitor, o MonitoR7 foi atrás desta história. Quem publicou a informação foi o site espanhol Rambla Libre, que possui um setor em seu portal apenas para conteúdos antivacinas. O título do conteúdo é "Somente doações de sangue não vacinado é permitido nos EUA!".

Para embasar seu título, a publicação insere imagem de um informe da Cruz Vermelha americana, que seria de 12 de junho deste ano. Ao verificar o documento, no entanto, já é possível perceber que a informação é falsa.

No informe da Cruz Vermelha consta que pessoas que tomaram algum imunizante poderiam doar sangue, desde que haja uma espera de duas semanas para as vacinas de vírus atenuado (como a Coronavac). Mas as vacinas utilizadas nos Estados Unidos (Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Novavax e Janssen) nem precisariam de um intervalo entre a aplicação da dose e da doação.

A única restrição para vacinados em algum tipo de doação era para a do plasma sanguíneo de uso exclusivo para combater a Covid-19, o chamado "plasma convalescente dedicado". A Cruz Vermelha americana estava recolhendo plasma para tratamentos exclusivamente contra o novo coronavírus, que possui eficácia clínica em alguns casos. E, para esse fim, o plasma de pessoas vacinadas não seria útil.

Contudo, houve uma atualização neste informe de 14 de junho. Dois dias, a Cruz Vermelha dos Estados Unidos interrompeu o tratamento com o chamado plasma convalescente dedicadao. E, por isso, voltou a receber todos os tipos de doação de plasma. Inclusive de pessoas vacinadas, apenas com a restrição de dias de espera, já citada. Com a condição também da pessoa não estar apresentando sintomas da Covid-19.

O MonitoR7 já fez uma verificação de notícia semelhante, sobre restrição de doação de sangue por vacinados contra Covid-19. Aquela publicação também usava também o nome da Cruz Vermelha. Só mudava o país. Naquele caso, a proibição seria no Japão. A informação também era falsa.

Fonte:R7