Média móvel de casos diários de Covid-19 é a menor dos últimos 10 meses em Araraquara

 




Índice de contaminação pelo coronavírus em Araraquara voltou ao patamar de novembro de 2020; em cada quatro moradores da cidade, três já receberam ao menos uma dose da vacina

 

 

A média móvel diária de casos de Covid-19 em Araraquara chegou ao menor índice desde 10 de novembro do ano passado, quase dez meses atrás. O avanço da vacinação entre as faixas etárias da população tem provocado queda acentuada no número de casos, internações e óbitos causados pela doença.

 

Nesta quinta-feira (2), a média móvel é de 21 casos. Isso significa que o número de casos de Covid-19 registrados nos últimos sete dias representa uma média de 21 casos diários. Em comparação com 2 de agosto, há exatamente um mês, quando a média móvel era de 66 casos diários, a redução chega a 67%.

 

Essa média móvel já foi de 189 em 21 de fevereiro (pico de toda a pandemia) e 165 em 10 de junho (na chamada ‘segunda onda’, quando foi decretado o segundo lockdown no município).

 

As internações também estão refletindo o avanço da vacinação. Na quarta-feira (1º), 26 pacientes estavam internados em hospitais públicos e privados de Araraquara para o tratamento da Covid-19. Esse foi o menor número de internados desde 24 de junho do ano passado (há quase 1 ano e 3 meses).

 

A Santa Casa de Araraquara, inclusive, não registrou pacientes internados com Covid-19 nesta quinta-feira (2). São 3 pacientes no Hospital São Paulo, 3 no Hospital São Francisco, 12 no Hospital de Campanha e 9 no Hospital Estadual de Américo Brasiliense. Situação bem diferente (e mais favorável) do que era registrado até alguns meses atrás.

 

Com queda nas internações, consequentemente, os óbitos de pacientes infectados pelo coronavírus também têm forte redução. No mês de agosto, concluído na terça-feira (31), 15 araraquarenses perderam a vida para a Covid-19, contra 47 no mês de julho — redução de 68%. Desde domingo (29), já são cinco dias sem óbitos.

 

Segundo a secretária de Saúde e coordenadora do Comitê de Contingência do Coronavírus, Eliana Honain, os índices da pandemia são muito bons, mas ainda é preciso tomar os cuidados de prevenção no dia a dia e avançar a vacinação, devido à circulação da variante Delta.

 

“A gente vê com bons olhos a atual situação da pandemia, com baixos índices e menor média móvel desde novembro. Isso é fruto das medidas que a gente tomou, de distanciamento social, e da evolução da vacinação. A variante Delta nos deixa em sinal de alerta, porque sua transmissibilidade é muito maior. Mas a orientação para o enfrentamento da Delta é manter o avanço da vacinação, manter o isolamento dos positivados e seus comunicantes e manter um número grande de testagem, que é o que nós temos feito”, avalia Eliana.

 

Até a última segunda-feira (30), Araraquara já havia realizado 235.974 testes de Covid-19, o que corresponde a uma taxa de testagem de 99.007 por 100 mil habitantes. Como comparação, o índice estadual é de 42.826/100 mil habitantes e o nacional é de 26.548/100 mil habitantes.

 

Vacinação

Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já aplicou 276.155 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que 179.870 pessoas tomaram ao menos uma dose (75,47% da população geral do município).

 

Dessas pessoas, 90.222 já receberam também a segunda dose. Outros 6.063 araraquarenses receberam a vacina de dose única. Portanto, 40,40% da população está totalmente imunizada (com duas doses ou dose única).

 

Neste momento, a primeira dose da vacinação está sendo aplicada em pessoas acima de 12 anos, com comorbidades. Nos moradores sem comorbidades, a vacinação já chegou ao público acima de 15 anos (chegará em breve às idades de 14, 13 e 12 anos). Também continuam normalmente as aplicações de segunda dose, seguindo as datas informadas no próprio cartão de vacinação.

 

São dez pontos de vacinação em Araraquara: os drive-thrus do Sesc e do Cear (antigos pavilhões da Facira), além do Sesa e das unidades de saúde da Vila Xavier, do Jardim Iedda, do Vale do Sol, do Santa Angelina, do Adalberto Roxo, do Assentamento Bela Vista, de Bueno de Andrada.

 

Mais informações sobre a vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura: www.araraquara.sp.gov.br.