Randon Implementos inaugura ampliação de parque fabril e ramal ferroviário próprio em Araraquara

 





A Randon Implementos inaugura, nesta quinta-feira (16), a ampliação da sua unidade localizada em Araraquara. A obra, realizada nos últimos dois anos, conta com o aporte de R$ 40 milhões, totalizando um total investido de R$ 160 milhões desde sua concepção. No mesmo dia, a companhia também fará o lançamento da pedra fundamental de um ramal ferroviário próprio, que conectará a unidade à linha existente na região.

Com presença de autoridades e lideranças da empresa, o evento será em formato phygital, presencial e on-line, com transmissão pelo canal da empresa no YouTube, de forma aberta. Para o evento presencial, está prevista a presença do Governador de São Paulo, João Dória.

“Esse movimento prepara a companhia para alcançar objetivos ainda maiores, promovendo aumento da eficiência logística na entrega de produtos, ampliando os níveis de competitividade em nossa atuação no Brasil e reforçando a busca por um crescimento sustentável”, reforça o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.

Parque fabril com 42 mil metros quadrados

Dentre as ações desenvolvidas pela Randon Implementos para expansão de capacidade produtiva das suas unidades espalhadas pelo país, a ampliação do parque de Araraquara é o principal projeto. Com as melhorias de infraestrutura realizadas, a área construída passa de 29 mil para 42 mil metros quadrados e aumenta em 80% a capacidade instalada. Com a expansão, já houve incremento de mais 170 postos de trabalho na unidade e, até o final do ano, mais 90 vagas serão abertas, o que resultará em 650 colaboradores.

A ampliação do pavilhão principal proporcionou uma otimização das linhas fabris com incremento de equipamentos e aprimoramento do fluxo produtivo. Além disso, novas instalações para as áreas internas de logística, de expedição, de atendimento a clientes e fornecedores e de convivência para colaboradores foram agregadas ao complexo. Também foi reformulado o pátio de produtos prontos, que passa a contar com espaço para armazenar 350 itens já finalizados.

Em operação desde 2018, a unidade é estrategicamente localizada em um dos principais polos logísticos do país, e produz algumas linhas de semirreboques rodoviários, como Basculante, Sider e Canavieiro, além de vagões para o transporte ferroviário. “A ampliação da unidade em Araraquara consolida nosso plano de investimentos, que mira o aumento de capacidade, a presença em regiões estratégicas do Brasil e o contínuo foco em inovação”, explica o diretor geral da Randon Implementos, Sandro Trentin.

Ramal ferroviário próprio

No mesmo evento, a empresa também fará o lançamento da pedra fundamental do plano de um novo ramal ferroviário próprio da unidade. Com esse investimento planejado, custeado com recursos da companhia, será possível uma maior eficiência logística, com o deslocamento dos vagões produzidos pela unidade diretamente na linha regular de transporte, reduzindo custos para os clientes e agilizando a entrega. Ao todo, o ramal terá cerca de 1,5 quilômetros de extensão e servirá também como um buffer para armazenamento dos vagões produzidos, antes da rodagem deles na linha férrea.

“O ramal será a primeira de uma série de novas obras e investimentos planejados para essa unidade. Enxergamos, para os próximos anos, um potencial significativo de ampliação da planta industrial”, projeta Carvalho.