Vale resgata 19 soterrados, mas ainda busca 20 em mina do Canadá

 



A Vale informou nesta terça-feira (28) que resgatou 19 dos 39 operários soterrados depois de um acidente em uma mina na localidade de Sudbury, a cerca de 400 km ao norte de Toronto, no Canadá.

Em nota oficial, obtida pela Reuters, a Vale informou que "os empregados que ainda estão sob a terra deverão retornar à superfície ainda nesta manhã". A mineradora, que administra o local, e fontes sindicais informaram sobre o episório na última segunda-feira.

Ontem, a Vale declarou em comunicado que os trabalhadores estão presos na mina Totten desde domingo à tarde, depois que a pá de uma escavadeira que estava sendo transportada para o local se rompeu, bloqueando-o.

"Como resultado, o meio através do qual os funcionários se deslocam não está disponível", afirmou a empresa, acrescentando que seus 39 funcionários estavam seguros e prontos para deixar o local.

A empresa também relatou que, quando o incidente ocorreu, os funcionários procuraram proteção nos abrigos de mina e que ela tem estado em comunicação frequente com as pessoas presas. Nenhum dos mineradores foi ferido.

"As equipes de resgate chegaram aos mineradores e estão começando a retirá-los usando um sistema secundário de saída", encerra a nota da Vale.

A mina de Totten, que produz níquel, cobre e outros metais, começou a operar em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O eixo principal da mina tem uma profundidade de 1.258 metros.

Fonte:R7