Brasileiros vacinados podem entrar na Argentina a partir de hoje

 



Os brasileiros vacinados contra a Covid-19 poderão entrar na Argentina a partir desta sexta-feira (1º), após as fronteiras do país starem fechadas desde março de 2020 devido à pandemia. 

O Governo argentino publicou no Diário Oficial da União a Decisão Administrativa 935 com a qual autorizou - de segunda-feira (27) a 30 de setembro, quando termina o decreto de fechamento das fronteiras argentinas com Uruguai, Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile - o ingresso  de turistas do Chile e do Brasil, a partir de duas de suas principais travessias terrestres, onde será realizado um teste piloto de "corredores seguros".

A passagem internacional Los Libertadores, que conecta o Chile com a província argentina de Mendoza (oeste) pela Cordilheira dos Andes, e a passagem sobre a ponte Tancredo Neves, sobre o rio Iguaçu, que liga a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o argentino Puerto Iguazú, em Misiones (nordeste).

O Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú, um dos principais destinos turísticos da Argentina, compartilhado com o Brasil, também estará habilitado a partir desta sexta (1º), conforme anunciado pelo governo argentino e pelas autoridades regionais da província de Misiones.

Devido ao conceito de "corredor seguro", o governo argentino informou que haverá câmeras de imagens térmicas, portas biométricas, reforço de agentes de imigração e postos de gasolina que se multiplicarão para evitar aglomerações.

"Após 560 dias e graças ao andamento da campanha de vacinação começamos a abrir as fronteiras com segurança. Uma alegria!", escreveu no Twitter, a diretora nacional de Migrações da Argentina, Florencia Carignano.

A partir desta sexta-feira, os residentes dos países vizinhos poderão entrar, mas com o cumprimento de um protocolo que exige a carteira de vacinação e o teste de PCR negativo com 72 horas de antecedência. Pessoas que entram na Argentina não precisarão entrar em quarentena.

Por sua vez, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, garantiu dias atrás que "no dia 1º de novembro abriremos as fronteiras se tudo continuar como está". Segundo ele, o país espera ter uma temporada de recuperação no setor turístico, desde a reabertura das fronteiras, iniciada parcialmente em setembro.

Embora o governo chileno não tenha definido uma data para a abertura das fronteiras terrestres, o Ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris, anunciou que a partir desta sexta-feira, chilenos, estrangeiros residentes e não residentes de qualquer país poderão partir e entrar no Chile.

Paris afirmou em entrevista recente ao programa Estado Nacional que “pensamos que em outubro, se não houver um aumento muito significativo de casos, teremos mudanças no controle de fronteira e outros aeroportos internacionais serão abertos. Se os números continuarem bons, estudaremos uma abertura prudente e gradativa ”.

Fonte:R7