França: Pedófilos da Igreja Católica abusaram de 330 mil menores

 



Mais de 216 mil menores de idade foram vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica da França desde 1950 - revela um aguardado relatório divulgado nesta terça-feira (5) por uma comissão independente. O número aumenta para 330 mil menores abusados (114 mil a mais) quando levados em consideração os laicos que trabalharam nas instituições católicas, afirmou a Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (Ciase).

Até o início dos anos 2000, a Igreja Católica francesa mostrou uma "cruel indiferença" com as vítimas dos abusos, que tiveram um "caráter sistêmico", destacou, durante a apresentação do relatório, o presidente da Ciase, Jean-Marc Sauvé, que já foi vice-presidente do Conselho de Estado.

Este católico praticante de 72 anos apresentou o relatório de mais de 2.000 páginas, que considerou "uma carga pesada tanto no sentido literal como figurado", à Conferência Episcopal (CEF) e à Conferência de Religiosos e Religiosas da França (Corref). Esta investigação foi solicitada por ambas as instituições.

A resposta do episcopado não demorou. "Meu desejo no dia de hoje é pedir perdão", declarou o presidente da CEF, monsenhor Éric de Moulins-Beaufort, que expressou "vergonha" e "determinação de atuar" com as vítimas.

A França não é um caso isolado.

Ao menos 3.677 crianças foram vítimas de abusos de religiosos na Alemanha entre 1946 e 2014, segundo um relatório de 2018. E, de acordo com advogados independentes, mais de 11.000 denúncias foram apresentadas nos Estados Unidos.

Outros escândalos explodiram no Chile, no Canadá e na Austrália. Em abril, especialistas com mandato da ONU, mas que não falavam em nome da organização, pediram uma ação ao papa Francisco e expressaram "grande preocupação" com as muitas acusações.

O pontífice argentino transformou a luta contra as agressões sexuais em uma de suas prioridades e publicou, em 2020, um manual para a gestão das denúncias na Igreja Católica.


Fonte:R7