Procon: pesquisa de preços de brinquedos aponta diferença superior a R$ 180 entre o mesmo produto em Araraquara

 




Uma pesquisa de preços de produtos para o dia das crianças realizada pelo Procon de Araraquara, nesta quarta-feira (6), confirma que a comparação entre os fornecedores é fundamental para garantir preços e condições mais vantajosas na hora da compra.

De acordo com o Procon Araraquara, foram pesquisados os preços de 20 itens de várias marcas disponíveis para compras através de sites de vendas de 6 empresas. O resultado do levantamento de preços revelou diferenças muito grandes entre os mesmos produtos, chegando a R$ 180,81, a maior diferença encontrada.

Segundo Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara, ao escolher o presente, o consumidor deve considerar a idade, o interesse e a habilidade da criança e dar preferência a brinquedos educativos que estimulem a coordenação motora, a inteligência, a afetividade, a criatividade e a socialização. “É importante saber que na embalagem do brinquedo devem constar a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante, com nome, CNPJ e endereço, ou importador, caso o brinquedo seja importado, eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro”, destaca ele.

Martins também alerta para os riscos de golpes em ambiente virtual. Entre as dicas para evitá-los enumerados pelo Procon estão: desconfie de preço muito abaixo do praticado no mercado;  não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;  não forneça dados, senhas, códigos, etc; não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro, etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links; não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais; baixe aplicativos apenas das lojas oficiais; em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;  utilize antivírus no computador, tablet e smartphone; confira sempre o endereço eletrônico do site – existem páginas falsas que utilizam o nome de grandes empresas e criam páginas com layout parecido com o das lojas originais; o endereço do falso site leva o nome de empresa conhecida, mas com o final diferente.

Vale destacar também que para compras realizadas através da internet, o consumidor possui o direito ao arrependimento, podendo realizar a devolução com o reembolso dos valores pagos.

Para mais informações, o telefone do Procon Araraquara é o (16) 3301-3131  e o whatsApp é o (16) 99701-0120. O email é procon@araraquara.sp.gov.br