Risco de alagamentos na Vaz Filho preocupa comerciantes

 




Com a proximidade do período de chuvas, o risco de alagamento na Avenida Francisco Vaz Filho, na Vila Xavier, volta a preocupar comerciantes e moradores. No dia 15 de outubro, a vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou, na Prefeitura, três solicitações de melhorias para a via. 

Na Indicação nº 4.531/2021, a parlamentar relata a necessidade de adoção de medidas de escoamento de água em toda a extensão da Vaz Filho. “Ao andar pela avenida, percebe-se a ausência de medidas de escoamento da água, o que preocupa os comerciantes da região que já foram prejudicados pelas enchentes. É urgente que seja tomada alguma providência”, frisa Filipa, que requer, também, a reparação asfáltica no meio-fio das imediações da via com a Avenida Plínio de Carvalho, em frente a um ponto de ônibus. 

“Essa situação ocasiona dificuldade para os passageiros no embarque e desembarque, principalmente os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida, que precisam que o ônibus pare próximo ao meio-fio para que consigam embarcar ou desembarcar”, explica. 

Já a Indicação nº 4.535/2021 aponta a necessidade de recolocação de tampa de bueiro em frente ao número 528, e as indicações nº 4.528/2021 e nº 4.587/2021 solicitam a limpeza dos gradis nas bocas de lobo ao longo da avenida, pois folhas e lixos estão obstruindo a passagem da água das chuvas. “Além de ser uma importante avenida comercial da cidade, a via sofre com o problema das enchentes e medidas como essa podem evitar que a situação de alagamento aconteça”, avalia a vereadora. 

Outro ponto da via tem oferecido riscos a motociclistas e ciclistas: na Indicação nº 4.534/2021, a parlamentar solicita a manutenção do piso asfáltico e a retirada de pedriscos no cruzamento com a Rua Nicolau Jorge Lauand.