Três em cada 4 escolas de SP não conseguem manter distanciamento

 



Escolas da rede pública estadual devem manter o rodízio de alunos a partir da próxima segunda-feira (18), mesmo com a obrigatoriedade do retorno 100% presencial. Apenas 25% das escolas conseguem preservar o distanciamento de 1 metro entre os estudantes, exigido para a volta. O retorno total só deve ocorrer a partir do dia 3 de novembro, quando não haverá a necessidade de guardar distância.

Segundo um estudo técnico da Seduc (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo), das 5.130 escolas da rede, apenas 1.251 têm condições de manter o distanciamento. E por esse motivo a maioria das escolas estaduais deve seguir com o revezamento de alunos, divididos por dias ou semanas de acordo com o planejamento de cada unidade escolar.

A partir de 3 de novembro, não haverá mais a necessidade desse protocolo e, com isso, o retorno obrigatório será diário para todos os alunos. Os estudantes que não puderem voltar às aulas deverão apresentar atestado médico, entre eles aqueles que fazem parte de um grupo de exceção como gestantes e puérperas, adolescentes com comorbidades que não tenham tomado vacina e menores de 12 anos que estejam no grupo de risco para a Covid-19.

A pasta ressalta também que as cidades com Conselho de Educação próprio têm autonomia de seguir ou não a orientação da Seduc-SP.

Fonte:R7