Vídeo mostra o primeiro voo conjunto do Gripen com o KC-390

 



O Dia do Aviador é celebrado neste 23 de outubro. No mesmo dia, em 1906, Alberto Santos Dumont realizava seu voo mais longo a bordo do 14 Bis.

Por cair em um sábado, a cerimônia na Base Aérea de Brasília - que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro - foi maracada para a sexta-feira (22).

Além do ritual de sempre, como a presença de autoridades e entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico aos militares da Aeronáutica, esse ano o cerimonial da FAB trouxe uma novidade:

Conforme o blog noticiou com antecipação, os "xodós" da Força Aérea voaram juntos: o novo caça F-39 Gripen e o cargueiro multimissão KC-390 Millennium chamaram a atenção no evento. Ao lado de caças F-5, as duas aeronaves fizeram várias passagens sobre a Base Aérea de Brasília, para delírio dos presentes. Os jornalistas não foram convidados.

Na quinta-feira as duas aeronaves fizeram um ensaio na Base Aérea de Anápolis (GO), de onde decolaram na sexta para a apresentação em Brasília.

A data marcou também um ano da chegada do Gripen ao Brasil, que vem sendo utilizado para testes por pilotos e técnicos da Aeronáutica. 

As tradicionais manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, foram mais uma atração da solenidade.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou todos os aviadores brasileiros pelo dia. "Hoje tivemos uma formatura bonita, aqui em Brasília, como em todas as nossas Organizações, com a oportunidade de vermos o Gripen voando com quatro F-5 que estão na Força Aérea desde 1975, todos na ala de um KC-390", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.