Áustria decreta lockdown para não vacinados contra covid-19

 




A Europa voltou a ser o epicentro da covid-19. A “quarta onda”, como tem sido chamada, é resultado da expansão da variante delta, mas, essencialmente, de outro agravante: o continente enfrenta uma epidemia dos não vacinados.

Na Áustria, país com uma das menores taxas de vacinação da Europa Ocidental, o governo decidiu impor, neste domingo (14), um lockdown para milhões de pessoas que ainda não se imunizaram contra a covid-19.

O confinamento, anunciado pelo chanceler austríaco Alexander Schallenberg, é uma tentativa de frear o aumento expressivo das infecções pelo vírus.

Neste sábado (13), foram mais de 13 mil novos casos da doença computados no país - o maior registro desde o início da pandemia, há dois anos e meio.

“O percentual de vacinação é vergonhosamente baixo e sem aumentá-lo não conseguiremos sair desse círculo vicioso”, disse Schallenberg na entrevista coletiva em que foi anunciada a nova medida, válida a partir de segunda-feira(15).

Atualmente no país, aproximadamente 65% da população está totalmente imunizada. A taxa é inferior à média do continente, que está em 67%, e muito abaixo de países como a Espanha, com 79%.

Negacionismo

Contrários à medida, milhares de manifestantes se aglomeram neste domingo sem máscaras em protesto contra a decisão do Governo. Foi o caso de Innsbruck, no oeste do país. 

 

 

As manifestações são convocadas por partidos de extrema-direita, como o Partido da Liberdade, que esteve à frente de outras manifestações negacionistas ao longo da crise sanitária e econômica. Em Salzburg, os protestos iniciaram ontem (13), ainda quando a medida não havia sido oficializada.

 

 

O novo lockdown imposto pelo governo austríaco, com fiscalizações "de magnitude sem precedentes",  atinge cerca de 2 milhões de pessoas de um país de 8,9 milhões de habitantes e é válido para cidadãos maiores de 12 anos. Os não vacinados só poderão sair de casa para praticar atividades físicas, receber assistência médica, ou fazer compras.

A Áustria tem hoje uma taxa de infecção pela covid-19 de 775,5 novos casos por 100 mil habitantes. O número é muito superior ao da Alemanha, com 289 casos, país que também vê com preocupação o acirramento da pandemia.

Edição: Lucas Weber