Covid-19: uso de máscara segue obrigatório no Estado de SP





Flexibilização do uso de máscaras

Questionado sobre a flexibilização do uso de máscaras, medida já praticada por outros estados, como no Rio de Janeiro, o médico Paulo Menezes afirmou que o comitê do governo paulista que monitora a pandemia está acompanhando “de forma intensa” a evolução dos indicadores e que em breve o estado deve atingir uma situação que permita flexibilizar o uso do item de proteção em espaços abertos.
“Ainda precisamos caminhar mais um pouco. Estamos reduzindo os indicadores de internações, casos e óbitos e é provável que em uns 10, 20 dias, tenhamos uma situação que permita essa liberação”, diz.

João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, prevê que até o fim de novembro o estado possa atingir os requisitos estabelecidos pelo comitê para a flexibilização: vacinação, transmissibilidade da doença e redução no número de casos graves. “Acreditamos que eles serão atingidos na última semana de novembro. Mas isso só vai acontecer se mantivermos a tendência apresentada nas últimas semanas”, conclui.