Dia Mundial de Luta Contra a Aids terá programação especial em Araraquara

 





Comemorado em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids contará com uma programação composta por diversas atrações em Araraquara, em um evento que será realizado das 9h às 16h, no Paço Municipal, na Rua São Bento, 840, Centro. A ação será realizada pela Prefeitura de Araraquara e contará com o apoio do Gaspa, RNP+Sol e LGBTQIA+.
O encontro contará com testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, mini-palestras e entrega de preservativos e materiais educativos, soltura de balões, além de atividades culturais, apresentação de coral, pernas de pau e vogue, pedágio nos semáforos, peça teatral e apresentação musical ao vivo. O evento também será marcado pelo pré-lançamento da PREP (Profilaxia Pré-Exposição) pelo CTA/IST/AIDS de Araraquara e pelo lançamento do projeto “Close na Prevenção”.
Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus. A ação será concluída no dia 4 de dezembro, quando todos os postos de saúde serão abertos exclusivamente para testagem rápida de HIV/sífilis/Hepatite B e C das 08h às 13h.

PREP em Araraquara
A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Araraquara, Saliane Ribeiro, destaca a importância da implantação da PREP, que é um tratamento que faz parte de um conjunto de ações de prevenção combinada para o enfrentamento do vírus HIV, utilizado em outros países. “Na nossa regional, nenhum dos municípios possui esse tratamento e as pessoas que precisavam recorriam a outras regiões por conta própria. Araraquara será a primeira cidade da região a oferecer esse serviço, que ainda não tem uma data de lançamento definida, porém sabemos que será no primeiro trimestre de 2022. Os processos de construção dos protocolos já estão em andamento”, aponta.

Close na Prevenção
O presidente da ONG RNP + Sol, Alberto Carlos Andreoni de Souza, que foi contratado pela Prefeitura para desenvolver o projeto “Close na Prevenção”, falou sobre o propósito da iniciativa. “É um projeto de ação para toda a população de Araraquara, inclusive a população vulnerável. O objetivo é testar sorologicamente as pessoas para o HIV, para sífilis, hepatites virais e fazer um grande trabalho de prevenção, de aconselhamento e encaminhamento para toda a população também. Esse projeto é de suma importância porque, além de atingir toda a população, atinge também alguns setores vulneráveis, como por exemplo os universitários, que estão com um índice muito alto de contaminação com HIV, a população trans, a população LGBT, e a população jovem de 15 a 39 anos, que são as mais acometidas pelo HIV neste ano”, explicou.
Assim, a ideia é chamar a atenção para a prevenção da doença. “O Close na Prevenção vem para mostrar para todas essas pessoas que é necessário se cuidar, que a Aids é uma epidemia que já existe há 40 anos, que não tem vacina e que não tem cura. O único remédio é se prevenir e um deles é usando o preservativo”, completou Albert.