Explosão de caminhão-tanque deixa ao menos 92 mortos em Serra Leoa

 



Pelo menos 92 pessoas morreram na explosão de um caminhão-tanque cheio de combustível na sexta-feira (5) à noite em uma zona industrial de Freetown, capital de Serra Leoa, segundo informaram fontes oficiais neste sábado.

"Temos um informe que certifica 92 mortos", disse hoje o vice-presidente do país, Mohamed Juledh Jalloh, durante visita ao local do acidente.

Um enfermeiro do hospital, para onde as vítimas foram levadas, relatou à AFP que viu muitos homens, mulheres e crianças com "ferimentos graves".

Segundo testemunhas, um caminhão-tanque explodiu em um cruzamento em Freetown, após ser atingido em cheio por outro caminhão. Depois, o fogo se espalhou por veículos parados no trânsito. Vários corpos carbonizados foram encontrados em carros e nas ruas próximas.

A maioria das vítimas são vendedores ambulantes e motociclistas pegos pelas chamas, enquanto tentavam recuperar o combustível após o acidente, de acordo com testemunhas.

O vice-presidente afirmou que há 88 pessoas com queimaduras muito graves, internadas em unidades de terapia intensiva em um hospital da capital.

Em uma mensagem postada na rede social Twitter, o presidente do país, Julius Maada Bio, disse estar profundamente "abalado com este trágico incêndio e a terrível perda de vidas humanas".

"Quero enviar minha solidariedade às famílias que perderam entes queridos", declarou, garantindo que seu governo "fará todo possível para apoiar" os familiares das vítimas.

A prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, lamentou não poder ir ao local, por estar em uma viagem de trabalho no exterior, acrescentando que as imagens do acidente são "dilacerantes".

Fonte:R7