Facebook anuncia que vai encerrar sistema de reconhecimento facial

 



Facebook deixará de usar seu sistema de reconhecimento facial, que permite identificar, desde 2010, pessoas em fotos ou vídeos publicados na rede social, anunciou a empresa nesta terça-feira (2).

A decisão, que ocorre após críticas sobre a privacidade dos usuários da plataforma, "resultará no cancelamento de mais de 1 bilhão de perfis individuais de reconhecimento facial", disse a empresa em um comunicado.

"Há muitas preocupações sobre o lugar que a tecnologia de reconhecimento facial ocupa na sociedade, e os reguladores ainda estão em meio ao processo de criar um conjunto claro de regras que possam reger seu uso", afirma a nota.

"Em meio a essa incerteza constante, acreditamos que é apropriado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto reduzido de casos", completa.

Ainda não está claro quando as mudanças entrarão em vigor, mas elas serão sentidas amplamente, pois, de acordo com a plataforma, mais de um terço de seus usuários optou por usar o sistema de reconhecimento facial.

O Facebook acaba de mudar o nome de sua empresa matriz para Meta, em um esforço para chamar atenção à sua visão sobre o futuro da realidade virtual, chamada de metaverso, enquanto tenta sair da berlinda de uma série de escândalos.

Os apps do Facebook, Instagram e Whatsapp, que são usados por bilhões de pessoas no mundo, manterão o nome atual após a mudança da marca.

Fonte:R7