João Callado cria trilha sonora inédita para o espetáculo Atalhos da Cia. Pé na Tábua

 




A Companhia de Sapateado Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, terá pela primeira vez, em sua trajetória, a criação de uma trilha sonora desenvolvida especialmente para o grupo. E para isso, conta com o talento do compositor carioca João Callado (cavaquinhista, arranjador, diretor e produtor musical com CDs solo, CDs e DVDs com Teresa Cristina e Grupo Semente, além de várias participações em trabalhos de outros artistas).

Tudo começou quando a Cia. coreografou uma de suas músicas, chamada “São Jorge/ Marte Instrumental” e entrou em contato com o compositor para mostrar o trabalho. A partir da admiração do grupo pela obra musical de Callado, teve início o sonho dessa parceria, que teve dois anos de tentativas de aprovação em editais de incentivo à cultura, até ser concretizada em 2021, com apoio do ProAC – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dança 03/2020.

Além de Callado, outro grande artista colabora nesta obra, Charles Raszl, percussionista corporal integrante do Grupo Barbatuques, é o provocador cênico de Atalhos. Atualmente residente na Itália, o artista realizou encontros remotos com a Cia. por meio de vídeo-chamadas, onde desenvolveu aspectos importantes da dramaturgia e do repertório de gestos e sons do grupo. Raszl vem se apresentando e promovendo workshops de “Música Corporal na Gestualidade das Danças Brasileiras” em diversos países como Alemanha, Suíça, Polônia, Turquia, França, China, Gana, Espanha e Itália, difundindo a pesquisa entre a música corporal e danças tradicionais brasileiras, desde 2013.

Espetáculo Atalhos – Atalhos é fruto do processo investigativo plural da Cia. Pé na Tábua. Com provocações de Charles Raszl e trilha sonora de João Callado, o sapateado se impulsiona por meio do estudo coletivo em polirritmias, rítmicas brasileiras e percussão corporal. A partir do chão, e da composição gestual-percussiva-visual, há transposição das pulsações rítmicas de pés e mãos para toda a pele. Propondo uma experiência cinestésica e uma estética minimalista da cena, composta pelo tablado de madeira e dramaturgia da luz, os elementos rítmicos brasileiros e a paleta de cores presentes no figurino, sapato e chão,  destacam-se como solo fértil e amplo para essa obra que busca ampliar as escutas.

Temporadas on-line: As apresentações acontecerão no canal do Youtube da Cia: https://www.youtube.com/ciapenatabua

A primeira temporada acontece de 2 a 5 de dezembro, às 21h e o acesso é gratuito. A segunda temporada conterá o recurso da audiodescrição e acontece na semana seguinte, de 9 a 12 de dezembro, no mesmo horário. A Cia. Pé na Tábua é composta pelos sapateadores Renata Defina, Ana Luiza Yosetake e Rodrigo Lima.

Depoimentos:

“A presença de João Callado assinando a trilha sonora e de Charles Raszl com sua  percussão corporal de pesquisa representam um marco na nossa história. Sentimos que nossa arte está amadurecendo. A participação destes dois grandes artistas motiva nossa resistência e nos impulsiona a seguir criando em meio a tantas adversidades”, declara Renata Defina, sapateadora e idealizadora da Cia. Pé na Tábua.

“Quando o grupo usou minha música São Jorge eu fiquei super feliz. Eu tinha composto essa música para o meu primeiro disco solo. É um tema instrumental, quase erudito. Vi a coreografia e achei muito legal essa música ter sido escolhida. Quando eu fui convidado para criar a trilha de ATALHOS, fiquei muito feliz, pois é umas das coisas que eu mais gosto de fazer”, informou João Callado.

“Ao trabalhar com grupo, o mais desafiador é a afinidade de quem está de fora e de quem está dentro. Nesse sentido, foi muito feliz o nosso encontro, pois tenho a impressão de que o que eu propunha era muito acolhido e entendido. O grupo assimilava uma provocação, uma ideia, uma sugestão e fazia daquilo uma outra coisa, transformava”, argumentou Charles Raszl.

Para acompanhar todas as ações em andamento da Cia. Pé na Tábua, basta acompanhar as redes sociais @ciapenatabua (Instagram, Facebook e Youtube) e website: www.ciapenatabua.com.br

Serviço: Espetáculo Atalhos (com apoio do Edital ProAC Expresso Nº 03/2020  – “Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo”)

1ª temporada: Dias 02, 03, 04, 05/12

2ª temporada: Dias 09, 10, 11 e 12/12 – com acessibilidade comunicacional

Plataforma: Canal do Youtube da Cia. Pé na Tábua: youtube.com.br/ciapenatabua

Ficha Técnica

Intérpretes-criadores: Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima

Trilha Sonora: João Callado

Provocação Cênica: Charles Raszl

Sonorização: Guilherme Carvalho

Iluminação: Gabriel Galhardo

Produção Audiovisual: Nave Mãe Filmes

Direção Audiovisual: Raíza Ferreira

Produtor Audiovisual: Alex Vissoto

Assistente de Produção: João Gatto

Pós Produção: André Loures

Mixagem de Som: Guilherme Carvalho

Cenário: Fernanda Junqueira

Figurino: Cheyenne Cordeiro

Costura: Karina Xavier

Fotografia: Carol Cb

Maquiagem: Luís Henrique Lopes

Cabelo: João Paulo Galoni

Design Gráfico: Rodrigo Lima

Produção Executiva: Mariana Cazula