Prédio do Poupatempo recebe exercício simulado de incêndio

 




Na manhã da última quinta-feira (4), a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros realizaram um exercício simulado de incêndio e abandono de prédio na sede do Poupatempo de Araraquara, juntamente com a brigada de emergência do local. O exercício simulado é um treinamento prático, que tem o objetivo de manter as equipes de emergência, tanto públicas, quanto privadas, e os ocupantes das edificações, preparadas para enfrentar uma situação real de emergência.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, valorizou a importância da ação. “A participação da Defesa Civil nos exercícios simulados é muito importante, pois além de promover a interação entre os vários órgãos dos segmentos públicos e privados, colocam à prova todo potencial investido em capacitação e treinamento, permitindo  detectar a necessidade de ajustes nos respectivos planos de contingência elaborados”, analisou.

Luiz Dell’acqua, responsável pela Defesa Civil Municipal, explica que os exercícios simulados são indispensáveis para o treinamento das equipes e principalmente para que em uma situação real de emergência, os danos causados e o número de vítimas sejam os menores possíveis. “Exercícios simulados são grandes ferramentas, não somente para prevenção, mas como ações de mitigação e de resposta, que devem integrar os planos de emergência, com o objetivo primordial de resguardar o bem mais precioso de cada indivíduo: a vida”, explicou.

Vale salientar que o Poupatempo de Araraquara, através da brigada de emergência local, realiza periodicamente simulados de emergência e serve de exemplo para outras empresas, para que possam trabalhar sempre a prevenção, buscando a proteção de todos os trabalhadores e usuários.