Prefeitura presta homenagem aos profissionais da saúde no Hospital da Solidariedade

 




Nesta terça-feira (23), às 9h, no Hospital da Solidariedade, a Prefeitura de Araraquara realizará uma solenidade para homenagear os servidores municipais e profissionais da saúde que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19 na rede municipal de saúde em Araraquara, em especial os que atuaram no Hospital de Campanha, unidade que encerrou suas atividades na última sexta-feira (19) com a alta dos dois últimos pacientes.

A cidade passa a fazer o atendimento de pacientes com coronavírus em leitos de UTI e enfermaria instalados no Pronto-Socorro do Melhado, que já possui estrutura adequada. A medida se deve ao número muito baixo de pacientes necessitando de internação pela Covid-19, devido à vacinação, e o alto custo de manutenção do Hospital da Solidariedade.

Construído em cinco semanas e inaugurado em maio de 2020, o Hospital da Solidariedade atendeu 1.793 pacientes. Sua estrutura chegou a cerca de 70 leitos nos piores momentos da pandemia. Segundo a Secretaria de Saúde, R$ 80 milhões foram investidos neste ano no combate à pandemia, em recursos próprios da Prefeitura. O custeio mensal do hospital é estimado em R$ 5 milhões, o que inclui pessoal (equipes de atendimento) e estrutura física.

Vale salientar que o Hospital da Solidariedade não será fechado definitivamente. Sua estrutura será mantida em stand-by para qualquer eventualidade. Entretanto, com os recursos que estavam sendo utilizados no local, a Prefeitura pretende atender outras demandas do município que ficaram represadas por causa da pandemia, inclusive na própria área da Saúde, como as filas de exames e de cirurgias eletivas.