Prefeitura realiza operação para inibir o descarte irregular de entulho

 



Na tarde desta sexta-feira (12), a Prefeitura de Araraquara realizou uma operação na Avenida Manoel de Abreu, próximo ao Viaduto Ferroviário Engenheiro Camilo Dinucci, com o objetivo de detectar veículos que estivessem transportando resíduos sólidos fora das normas e descartando irregularmente na via pública. A força-tarefa contou com o trabalho da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, agentes de fiscalização de Trânsito, fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade e Defesa Civil. Ao todo, foram realizadas 100 abordagens, quatro notificações e um auto de infração.

Durante as abordagens, motoristas receberam orientações e panfletos com informações sobre os bolsões de entulho da cidade. “Trata-se de um local onde pessoas que transportam resíduos sólidos de construção usam como rota para depois despejar de forma irregular. Por isso, essa é uma ação de fiscalização e de educação”, esclareceu Alexandre Pomponi, coordenador de Segurança Pública de Araraquara.

Vale destacar que o descarte ilegal prejudica o meio ambiente e a saúde da população, já que facilita criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, revela que essa atuação se tornará frequente na cidade. “Nós vamos fazer esse bloqueio semanalmente porque o número de resíduos tem aumentado muito na periferia. Nós oferecemos os bolsões, mas as pessoas não respeitam. Os bloqueios serão feitos em pontos estratégicos. Hoje escolhemos esse ponto para o bloqueio, que é um dos principais da cidade, mas nas próximas semanas atuaremos em outros. Nós não estamos multando, mas notificando e dando um prazo para as pessoas apresentarem o documento de onde está jogando esses materiais”, apontou.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Araraquara, Coronel João Alberto Nogueira Junior, as próximas operações contarão com o uso de um drone. “A partir da próxima semana vamos patrulhar algumas áreas onde comumente essa irregularidade acontece. Os guardas municipais passaram por treinamento e agora estão aptos a operar o drone”, explicou.

Para mais informações sobre os pontos de entregas de entulhos de Araraquara, acesse o link: daaeararaquara.com.br/pontos-de-entregas-de-entulhos/.