Prefeitura reforça posicionamento contrário ao novo pedágio na Washington Luís

 




Durante audiência pública organizada pela Câmara Municipal de São Carlos, no Centro de Convenções do Hotel Nacional, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, confirmou o posicionamento contrário da administração de Araraquara à instalação de nova praça de pedágio no km 255, da rodovia Washington Luís, no trecho entre Araraquara, Ibaté e São Carlos.

O evento na zona leste de São Carlos contou com vereadores e administradores públicos das cidades de São Carlos, Araraquara, Ibaté, Ribeirão Bonito, Ibitinga e Descalvado.

 “Nossa posição da administração municipal, liderada pelo prefeito Edinho, é totalmente contrária ao novo pedágio. Essa proposta provocaria danos a nossa economia regional, já que os municípios são integrados. Temos empresas se instalando em Araraquara e o aumento do custo do transporte rodoviário para escoamento da produção iria prejudicar todos, inclusive as empresas já existentes”, disse Damiano Neto, ao usar a tribuna do evento.

Também o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluísio Braz, o Boi, confirmou a indignação do legislativo araraquarense. “A pandemia quebrou várias empresas e a economia está em dificuldades. Por isso, a união regional é importante para se evitar um novo pedágio”, afirmou.

O prefeito Carlos Caregaro, de Ribeirão Bonito, demonstrou preocupação com os desvios do pedágio pelas estradas vicinais, maior movimento de veículos e o crescimento de acidentes. Enquanto o vice-prefeito Edson Ferraz, de São Carlos, criticou a intenção de se instalar nova praça próxima a São Carlos e cobrou diversas melhorias na infraestrutura viária do governo estadual.

Os vereadores de Araraquara: Gerson da Farmácia, Marchese da Rádio, Lucas Grecco, Guilherme Bianco e Emanoel Spoton participaram do evento.

Artesp

O diretor geral da Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo – Milton Persoli apresentou o programa de concessão do governo estadual, planejamento e investimentos oriundo da concessão para os próximos 30 anos. Ao final, a audiência pública proporcionou um debate entre os participantes e o diretor da Artesp para esclarecimentos sobre o projeto.