Veículo invade desfile nos EUA e deixa cinco mortos e 40 feridos

 



Ao menos cinco pessoas morreram e 40 ficaram feridas quando um veículo invadiu no domingo (21) à noite um desfile de Natal no estado de Wisconsin, região norte dos Estados Unidos, informou a polícia.

"Podemos confirmar que cinco pessoas morreram e 40 estão feridas. Porém, esses números podem mudar à medida que coletamos mais informações", afirmou a polícia da cidade de Waukesha em um comunicado. Uma pessoa foi detida.

O incidente aconteceu pouco depois das 16h30 locais (19h30 de Brasília), durante o desfile anual em Waukesha, subúrbio de Milwaukee.

"Um veículo SUV invadiu nossa parada de Natal, que estávamos realizando no centro da cidade", afirmou o chefe de polícia, Dan Thompson. 

Ele disse que uma pessoa foi detida e que a polícia apreendeu o veículo envolvido. As forças de segurança não identificaram outras ameaças. Um agente atirou contra o veículo em uma tentativa de parar o carro, segundo as autoridades. 

Inicialmente, 11 adultos e 12 menores de idade foram levados para seis hospitais da região, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, Steven Howard. 

As escolas permanecerão fechadas nesta segunda-feira (22) e algumas rodovias estão bloqueadas, informou Thompson, enquanto a investigação prossegue. O FBI anunciou que está auxiliando as autoridades locais.

O presidente Joe Biden foi informado, e a Casa Branca "monitora de perto a situação em Wauskesha. Nossos corações estão com todos os que foram afetados por este incidente terrível", disse um funcionário da Presidência.

"Entramos em contato com as autoridades estaduais e locais para oferecer o apoio e assistência necessários", completou.

Gritos ensurdecedores

Angelito Tenorio, que é candidato ao cargo de tesoureiro do estado de Wisconsin, estava no desfile e contou ao Milwaukee Journal Sentinel que "viu um SUV passar, acelerar e passar voando a toda velocidade pelo trajeto da parada".

"E então ouvimos um estrondo forte e gritos ensurdecedores das pessoas que foram atingidas pelo veículo", acrescentou.

O Journal Sentinel informou que imagens mostram a caminhonete avançando em grande velocidade contra a parada natalina, atrás da banda de música de uma escola.

"Tudo que ouvi foram gritos e depois pessoas gritando o nome dos filhos", declarou ao canal CNN Angela O'Boyle, outra testemunha que mora próximo do local do desfile.

O governador de Wisconsin, Tony Evers, disse que ele e sua esposa estavam "rezando por Waukesha" e por "todas as crianças, famílias e membros da comunidade afetados por este ato sem sentido".

Vários congressistas expressaram condolências, incluindo os dois senadores do estado, a democrata Tammy Baldwin e o republicano Ron Johnson. 

A tragédia aconteceu em uma semana conturbada no estado de Wisconsin, após a absolvição do adolescente Kyle Rittenhouse, que matou a tiros dois homens durante os protestos contra a brutalidade policial no ano passado em Kenosha, que fica a 80 quilômetros de Waukesha.

Fonte:R7