Artigos de Natal produzidos em presídios são vendidos em e-commerce exclusivo

 




Reeducandas do sistema prisional do Estado de São Paulo estão produzindo artigos de decoração para o Natal que podem ser adquiridos em um e-commerce dedicado aos produtos confeccionados pelas pessoas privadas de liberdade. No total, são 11 itens com temas natalinos, como guirlandas, enfeites de porta e conjuntos de jogo americano, com preços a partir de R$10,00.

A produção das peças faz parte das atividades do Programa Arcos – Escola de Empreendedorismo em Arte, iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), que permite a qualificação profissional das participantes em técnicas de artesanato e que desde março conta com uma plataforma exclusiva para comercialização dos produtos (www.funap.com.br).

Além dos artigos para o Natal, o e-commerce também disponibiliza outras peças confeccionadas nas oficinas do programa, como caixas decorativas, aventais, nécessaires, artigos de cozinha e muito mais. São mais de 40 produtos de artesanato disponíveis.

As compras realizadas pelo site são enviadas via correspondência para todo o Brasil e quem estiver na cidade de São Paulo também pode optar por retirar o pedido na sede da Funap, no Centro, próxima à estação São Bento do Metrô.

As reeducandas que integram o Programa Arcos são beneficiadas com a capacitação profissional, geração de renda e a possibilidade de remição de pena, além de participarem de rotinas de trabalho, aprendizado e convivência. Todo resultado obtido com as vendas dos produtos é reinvestido nos programas e projetos de reintegração social desenvolvidos pela Funap.