DF identifica 12 casos de Ômicron entre passageiros de voo do México

 



A quantidade de pessoas infectadas pela nova variante do coronavírus, a Ômicron, subiu para 14 no Distrito Federal. Dois casos do contágio já haviam sido diagnosticados pelo Laboratório Central (Lacen) em 17 de dezembro, em passageiros que vieram em voo da África do Sul. Agora, em amostras colhidas de outros 12 pacientes oriundos do México, também foi sequenciada a cepa. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde.

A investigação da infecção entre esses passageiros começou nesta semana, depois que dois viajantes de voo vindo de Cancún desembarcaram na cidade na segunda-feira (13) e tiveram resultado positivo para Covid-19. Como foi detectada a contaminação pela Ômicron, a Secretaria de Saúde passou a monitorar os demais passageiros que viajaram com eles.

De acordo com a pasta, 58 pessoas foram contatadas e tiveram amostras de material biológico colhido para ser analisado pelo Lacen. Dessas, 43 não foram infectadas pela Covid-19. Outras 15 tiveram o diagnóstico da doença confirmado. Entre elas, em 12 foi identificada a infecção pela Ômicron. Em três amostras não foi possível fazer o sequenciamento genético.

Agora, essas amostras serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, onde os resultados serão validados. Entre os 14 casos confirmados no DF, todos os infectados tiveram a forma leve da Covid-19 e não precisaram de internação. Entre eles, oito são homens e seis são mulheres, entre 20 e 49 anos.

Na noite desta terça-feira (21), o Ministério da Saúde divulgou o balanço das infecções pela cepa em todo o país, que chegaram a 27 casos. São Paulo lidera o ranking de contágios, com 16 confirmações. No entanto, o número não leva em conta os 12 novos registros do DF. 

A Ômicron foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação após ser identificada na África do Sul em 24 de novembro. Isso porque a cepa apresenta uma grande quantidade de mutações genéticas que podem facilitar a transmissão do vírus. 

Fonte:R7