Empresa Cruz faz lançamento em grande estilo da nova frota de ônibus Astor 2022

 




José Augusto Chrispim

A Empresa Cruz lançou sua nova frota de ônibus ‘Astor’ 2022 na noite dessa quinta-feira (9), em um coquetel para convidados nas dependências do Hotel Fazenda Salto Grande, em Araraquara. O novo modelo de ônibus de alto padrão foi mostrado aos convidados, que puderam conhecer suas novidades tecnológicas e conforto inigualável.

O diretor administrativo da Empresa Cruz, Sr. Antônio Carlos, que está na empresa desde 1968, relembrou um pouco da rica história de conquistas e lutas que teve início há 83 anos com o seu fundador, o imigrante italiano  Leonardo Cruz que, em 1938, comprou duas jardineiras Chevrolet Tigre e deu início ao serviço de transporte de passageiros na cidade de Araraquara.

Antônio Carlos também destacou que a Empresa Cruz prima pela sustentabilidade e, por isso, trata Araraquara e seus colaboradores com todo o cuidado necessário para deixar a cidade mais sustentável.

Nova frota alia tecnologia e conforto

Com mais de 4 metros de altura e 14 metros de comprimento, a nova frota de ônibus da Empresa Cruz é grande também em conforto e tecnologia.

O Comil Campione Invictus DD Mercedes-Benz tem 43 poltronas leito premium, sendo 31 na parte superior do ônibus e 12 na parte inferior. Cada poltrona é equipada com USB, apoio para descanso das pernas e saídas individuais de ar-condicionado, com controle de cada usuário.

Além disso, o veículo conta com Wi-Fi, iluminação decorativa e frigobar em ambos os andares. A tecnologia embarcada garante a segurança de cada passageiro e do motorista.

Além dos novos ônibus, a Empresa Cruz também inaugura o novo guichê no Terminal Rodoviário de Araraquara totalmente reformulado e todo voltado para a sustentabilidade e a mobilidade.

Um pouco da história da Empresa Cruz

Em 1938, o imigrante italiano Leonardo Cruz comprou duas jardineiras Chevrolet Tigre e deu início ao serviço de transporte de passageiros na cidade de Araraquara, Estado de São Paulo. A pequena frota foi reformada em 1940 com a aquisição de mais uma jardineira, o que permitiu à empresa ampliar o atendimento a várias localidades vizinhas, como a fazenda Itaquerê, Gavião Peixoto, Nova Paulicéia, Tabatinga e Ibitinga.

No período pós-guerra, a empresa iniciou o expresso de Novo Horizonte a Araraquara. A linha servia como alimentadora dos trens da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em viagens para São Paulo.

Leonardo Cruz se afastou em 1954 do comando da empresa, que passou para as mãos de seus filhos e a razão social foi alterada para Irmãos Cruz.

Em janeiro de 1983, a empresa foi vendida ao empresário Constantino de Oliveira. Integrada ao grupo Comporte, a empresa amplia sua visão empreendedora e continua conquistando a confiança de milhares de usuários do transporte rodoviário de passageiros.

A modernização da Empresa Cruz de Transportes tem como principal responsável o empresário Constantino de Oliveira. Experiente empreendedor no setor de transportes de passageiros, o senhor Constantino sabia que o principal patrimônio de uma companhia são seus funcionários. Assim, preocupado com o bem estar e o aprimoramento de cada colaborador, ele implantou diversos benefícios sociais, entre os colaboradores e seus familiares. E o mesmo cuidado dispensado com seus funcionários pode ser constatado na garagem da empresa, que fica na Rua Domingos Zanin, em Araraquara.

Além da importância para a economia da cidade com a geração de empregos, prestação serviços e arrecadação de impostos, a Empresa Cruz faz parte do patrimônio histórico de Araraquara.