Guarulhos: Bombeiros recebem quase 100 chamados por enchentes

 



O Corpo de Bombeiros recebeu 98 chamados para ocorrências de enchentes em Guarulhos, na Grande São Paulo, e regiões próximas, da 0h às 5h30 desta sexta-feira (17). Em nenhum dos casos, houve vítimas. Há previsão de novos temporais ao longo do dia. 

A Defesa Civil de Guarulhos registrou 16 ocorrências por toda a cidade relativas à forte chuva. A maior parte delas por causa de alagamentos e quedas de muro. A chuva acumulada foi de 112 mm no Jardim Adriana e 138 mm na região central.

Equipes da prefeitura estão nas ruas e realizam os trabalhos de limpeza e de assistência social.

De acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), devido às fortes chuvas, a circulação em algumas linhas de ônibus foi prejudicada. Elas operam com atrasos e desvios em razão de alagamentos.

Diversos moradores contabilizam os prejuízos das enchentes. A água subiu rapidamente. De acordo com os bombeiros, as chuvas que atingiram a cidade foram muito fortes.

"Eu tava na janela e tinha um rapaz gritando dentro do carro: 'Socorre eu'. A gente ajudou. Senão, ele tinha morrido", lembra um dos moradores em entrevista à Record TV.

Muitos bairros foram atingidos, entre eles o centro da cidade, Macedo, Vila Galvão e Jardim São Roberto. Locais como as ruas Vicente Celestino e Paulo Sérgio, além da avenida Tiradentes, estão com água acumulada.

Água chegou na altura da cintura

Água chegou na altura da cintura

REPRODUÇÃO RECORD TV

Na rua Cem, no Parque Continental, a água atingiu a altura da cintura dos moradores. Desesperados, eles tentam recuperar o que restou após a enchente. Na avenida Monteiro Lobato com a rua Lagoa Santa, a água baixou, mas os moradores seguem levantando os prejuízos e realizando a limpeza das residências atingidas.

Em entrevista à Record TV, Patrícia mostrou os estragos provocados pela chuva. Nem mesmo a comporta deu conta de segurar a água, que invadiu o imóvel e danificou os eletrodomésticos e móveis da cozinha.

"A água jorrava dos ralos e do vaso. A geladeira tombou em cima da pia. O tanto que a gente luta, força Deus dá. Não é a primeira vez que acontece, mas é a primeira vez que vejo minhas coisas indo pro lixo", contou, emocionada, a moradora. 

Força-tarefa

O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), afirmou que, em cinco horas, choveu mais de 120 milímetros, quantia esperada para todo o mês de dezembro. Uma força-tarefa foi montada para auxiliar a população na limpeza e assistência social.

"Nossa obrigação é estar na rua agora limpando e atendendo as pessoas que mais precisam. Até o momento, não temos vítimas e nem desabrigamentos. Mas temos notícias que a água invadiu a casa das pessoas. Com certeza, como acontece em outras enchentes, as pessoas perdem aí colchão, alimentos, e a nossa obrigação é acudir nesse momento", afirmou o prefeito.

As equipes estão reunidas para mitigar os efeitos das enchentes. De acordo com Guti, a partir do ano que vem terá início uma obra de macrodrenagem no rio Baquirivu para evitar novos problemas. A verba foi conseguida por meio de financiamento externo.

Previsão de mais chuvas

Segundo a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar, a previsão ainda é de chuva forte na cidade de São Paulo, principalmente nas zonas leste, norte e sul. O temporal foi mais intenso na madrugada. Em duas horas, o acumulado é de mais de 90 mm.

Os temporais se concentraram na região metropolitana de São Paulo e em Campinas e Jundiaí, no interior do estado.

A chuva deve diminuir nos próximos dias, mas ainda há risco de deslizamentos porque o solo está encharcado. No fim de semana, o temporal dá uma trégua, mas deve voltar entre os dias 22 e 24 com a chegada de uma nova frente fria.  

No interior paulista e em cidades próximas a Minas Gerais, há risco de temporal.

Fonte:R7