Hortências é campeão do Amadorzão 2021

 




O primeiro torneio do futebol amador depois da paralisação durante a pandemia da covid-19 terminou neste domingo, com a final no estádio Arena da Fonte Luminosa. Ainda que o torneio tenha sido rápido, não faltou emoção nos quinze jogos disputados pelas 16 equipes. As competições tiveram início em 7 de novembro e os times que perdiam as partidas iam sendo eliminados. Foi um torneio mata-mata, na linguagem esportiva. A partida final foi disputada pelas equipes do Jardim América, campeã do último campeonato amador antes da pandemia, contra o time do Jardim das Hortências. O jogo ficou no zero e na disputa de pênaltis, por cinco a quatro, o time Hortências foi o campeão.

Para o vereador Aluisio Boi, presidente da Câmara Municipal de Araraquara, a volta do amador representa um momento festivo, mas há valores mais importantes ainda. “Estou animado com a volta do futebol amador. Temos centenas de atletas amadores, que fazem do futebol aos finais de semana uma prática esportiva saudável. Além disso, esses torneios e campeonatos cumprem um importante papel social e de promoção do esporte e lazer, não só para os jogadores, mas para seus familiares e amigos”, se referindo a presença até de crianças no ambiente festivo do estádio para acompanhar a final, que não registrou nenhum incidente. A Câmara Municipal aprovou os recursos financeiros para a organização e realização do torneio.

No mês de agosto ocorreu uma reunião no Centro de Convenções, com representantes de diversas equipes amadoras da cidade, visando a retomada e a discussão de propostas para diversos torneios e condições de participação das equipes para o próximo ano. Ela é ampla, considerando que no ano que vem podem ocorrer torneios de categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19, no masculino, e sub-15 e sub-17 no feminino, além dos torneios das séries A e B do Amador e mais um campeonato adulto feminino. E para incentivar a base de formação de novos atletas, para disputar a série A, as equipes precisariam ter ao menos duas equipes nas categorias menores, conforme foi discutido na reunião.

Alguns dos torneios terão seus jogos nas áreas de lazer que estão sendo recuperadas e ganhando iluminação LED, para jogos noturnos. Outros jogos vão ocorrer no estádio do Botânico, com as finais na Arena Fonte Luminosa. O campeão do amador da cidade disputa o torneio amador regional. Esta primeira final teve transmissão pela internet, conforme comentou Mateus Colombo Bermudez, da Agência Global Esportes, de gerenciamento de arbitragens. O torneio teve a organização da secretaria municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Atletique Eventos Esportivos. Também estiveram presentes a secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, e o coordenador de Esportes de Alto Rendimento, o ex-vereador Edio Lopes.