Mostra Audiovisual Wallace Leal encerra programação neste sábado (18)

 




Depois de uma semana de atividades, a 10ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues chega ao fim neste sábado, 18 de dezembro, com uma oficina pela manhã, e exibição de filme e bate-papo à noite.

Pela manhã, às 10 horas, será realizada a oficina “O método Xadrez Invertido”, com Rosa Miranda, pela plataforma Zoom (as 30 vagas estão esgotadas). A oficina propõe debater sobre o campo da curadoria de cinema e apresentar o método criado e utilizado pela mestranda no intuito de facilitar a seleção para festivais e mostras.

Em sua trajetória como curadora, Rosa Miranda tem aprimorado e utilizado o método para facilitar as associações na disputa de narrativas que compõem um processo curatorial. Trata-se de utilizar as peças do jogo de xadrez, suas regras de movimento e captura para organizar e selecionar os filmes, além de criar estratégias para o diálogo com outros curadores

Rosa Miranda é Mestre em Cinema e Audiovisual no Programa de Pós Graduação em Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense em 2017. Criadora, produtora e fundadora da empresa Kbça D’ Nêga Produções desde 2014. Curadora de Mostras e Festivais como: 48º Festival de Gramado, I Mostra Curta Niterói, Festival do Rio 2020, 2ª e 3ª Mostra da Filme Marginal e Festival Visões Periféricas 15 anos, além de júri de Mostras e Festivais como: III Griot Mostra de Cinema Negro de Curitiba, Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio entre outros.

“O Dia da Posse – Às 19 horas haverá a exibição do filme “O Dia da Posse”, seguido de bate-papo com o diretor, Alan Ribeiro, pela plataforma Sympla. A retirada de ingressos deve ser efetuada pelo link: https://www.sympla.com.br/10-mostra-wallace—o-dia-da-posse-de-allan-ribeiro__1436922 .

Em “O Dia da Posse”, Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, ele estuda direito, faz vídeos para as redes, sonha com novas conquistas e se imagina em um reality show, durante a pandemia.

Vale destacar que o diretor Allan Ribeiro se formou em Cinema na UFF (2006) e realizou trê s longas: “Esse amor que nos consome” (2012), “Mais do que eu possa me reconhecer” (2015) e “O dia da Posse” (2021), que receberam prêmios em festivais como Olhar de Cinema, Brasília, Tiradentes e APCA. Em sua filmografia se destacam ainda os curtas “O brilho dos meus olhos” (2006), “Ensaio de Cinema” (2009), “O Clube” (2014), “O Quebra-cabeça de Sara” (2017) e a série “Noturnas” (2016) com 46 episódios mini-documentais.

Vale destacar que toda as atividades da Mostra, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart com a curadoria de Lívia Cabrera, vem sendo realizadas gratuitamente de forma virtual.

SERVIÇO:

Mostra Audiovisual Wallace Leal

Data: sábado (18 de dezembro)

10h às 13h – Oficina “O método Xadrez Invertido”, com Rosa Miranda

Onde: Plataforma Zoom (vagas esgotadas)

19h – Exibição do filme “O Dia da Posse”, seguido de bate-papo com o diretor, Alan Ribeiro

Onde: Plataforma Sympla

Retirada de ingressos pelo link: https://www.sympla.com.br/10-mostra-wallace—o-dia-da-posse-de-allan-ribeiro__1436922

Programação gratuita