Pfizer diz que três doses de sua vacina são eficazes contra Ômicron

 



A farmacêutica Pfizer anunciou nesta quarta-feira (8) que três doses do imunizante contra a Covid-19 produzido em parceria com a BioNtech são capazes de neutralizar a variante Ômicron do novo coronavírus. Segundo a empresa, a partir da terceira aplicação os anticorpos neutralizantes da nova cepa aumentam cerca de 25 vezes, na comparação com a proteção após duas doses. 

De acordo com resultados apresentados pelo laboratório, o soro obtido de vacinados um mês após receber a vacinação de reforço neutralizou a variante Ômicron em níveis que são comparáveis ​​ao observado para a proteína de pico Sars-CoV-2 de tipo selvagem após duas doses.

“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra doenças graves causadas pela cepa Ômicron, fica claro a partir desses dados preliminares que a proteção é melhorada com uma terceira dose de nossa vacina”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, no comunicado oficial da empresa.

No comunicado, a farmacêutica afirmou que duas doses ainda protegem contra a forma grave da Covid-19 causada pela cepa identificada na África do Sul no mês passado, já que 80% dos antígenos da spike (parte do vírus responsável pela entrada na célula humana), reconhecida pelas células T (responsáveis por funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais), não foram afetados pelas mutações da Ômicron. 

Mesmo com os resultados preliminares dos estudos, a Pfizer e a BioNtech afirmaram que continuarão o planejamento, começado no dia 25 de novembro, de produzir um imunizante adaptado às mutações da nova variante. As empresas esperam que os primeiros lotes estejam  prontos para entrega em 100 dias, dependendo da aprovação regulamentar.

Fonte:R7