Reino Unido: sobe para 12 total de mortes causadas pela Ômicron

 




Subiu para 12 o total de mortos pela variante Ômicron do coronavírus no Reino Unido,  enquanto 104 pessoas com suspeita de ter a variante foram internadas, afirmou o vice-primeiro-ministro Dominic Raab, nesta segunda-feira (20).

"Se olharmos para a variante Ômicron, o que sabemos é que ela está se expandindo muito rapidamente. Atualmente temos 104 hospitalizações por conta da cepa e tivemos 12 mortes. Mas há uma incompatibilidade de tempo no nível de dados, então realmente não sabemos até que ponto será sério", disse Raab, que também é ministro da Justiça, à Times Radio.

“A única coisa que sabemos é que quem recebeu reforço tem proteção efetiva superior a 70%”, acrescentou, justificando a aceleração da campanha da terceira dose contra a Covid-19 decidida pelo governo há oito dias.

Quase metade das pessoas com mais de 12 anos de idade recebeu uma dose de reforço anticovide no Reino Unido.

O número de casos confirmados da variante Ômicron no país aumentou em mais de 12 mil em 24 horas, segundo os números da Agência de Segurança de Saúde do país.

Nesta segunda-feira, o secretário de Saúde, Sajid Javid, disse que a cepa mutante é responsável por 60% dos casos na Inglaterra e 80% em Londres.

Na última segunda-feira (13), o Reino Unido confirmou a primeira morte causada pela variante. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson alertou sobre a crença de que a nova cepa é menos mortal que as anteriores e fez um apelo em favor da vacinação. O país é um dos que mais sofrem na Europa por causa da pandemia, com mais de 147 mil mortes.

Fonte:R7