Araraquara: taxa de ocupação em leitos de enfermaria bate 97%

 




A taxa de ocupação em leitos de enfermaria em Araraquara subiu para 97%, nesta terça-feira (25), segundo dados apresentados no boletim do Comitê de Contingencia do Coronavírus. 


Segundo a Saúde, ao todo, 68 pacientes estão internados, sendo 56 em enfermaria - 52 confirmados e quatro suspeitos -, e 12 confirmados estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 


Com isso, em relação às internações nos serviços hospitalares com vagas para covid, públicos e particulares, a cidade possui taxa de ocupação de 97% em leitos de enfermaria e 44% em UTI. 

O QUE DIZ A SECRETARIA DA SAÚDE?
Procurada, a secretaria de Saúde disse que o aumento é um reflexo da chegada da variante Ômicron, assim como contatado no resto do País e do mundo, bem como pelo relaxamento das medidas de segurança, em especial, o uso de máscaras.

Questionada se o quadro preocupa, a Saúde informou que mantém o acompanhamento e análise diária da situação epidemiológica através do Comitê de Contingência do Coronavírus e do Comitê Científico. Segundo o órgão, as medidas são analisadas diariamente. 

Sobre a possibilidade de abertura de novos leitos, a Prefeitura afirmou que faz o monitoramento dos indicadores e condições de internação diariamente.  

"Araraquara tem estrutura para reabertura dos seis leitos nas unidades já destinadas ao enfrentamento à Covid, tais como o Pronto-Socorro do Melhado ou o próprio Hospital de Sollidariedade, que para atender um alta demanda de casos gripais e suspeitos de coronavírus foi transformado no Polo de Referência em Testagem", disse em nota. 

O posicionamento ressaltou que uma das principais formas de enfrentamento à Covid, para redução no número de casos, é o isolamento do paciente contaminado.  

"Isso só é possível com a identificação do mesmo por meio da testagem. Por isso, Araraquara tem testagem em massa para atendimento à demanda de sintomáticos e assintomáticos". 

A administração municipal também descartou a adoção de medidas mais rígidas para distanciamento social, assim como minimizou o risco de colapso no sistema hospitalar na cidade.  

"Não é o caso do município no momento. Apesar do aumento da contaminação, ainda não temos dificuldades para internação dos pacientes, em virtude da cobertura vacinal da população", pontuou. 

A Prefeitura reforçou que é importante a população manter os cuidados sanitários como, por exemplo, uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.