Atendimento pediátrico registra aumento de 96% na UPA Central

 




O atendimento pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central registrou um aumento no número de crianças atendidas na última segunda-feira (10).
De acordo com a secretária Eliana Honain, foram 177 atendimentos realizados, 96% maior que a média que era registrada antes dos casos de síndrome gripal que ficavam entre 80 e 90 crianças por dia. 

Desde a semana passada, crianças de zero a doze anos com sintomas de gripe ou covid-19 recebem atendimento médico exclusivamente na UPA Central.  

Do total de crianças atendidas na última segunda, 71 apresentavam síndrome gripal e 24 testaram positivo para a covid-19. Os demais foram atendidos por outras necessidades. 


"Primeiro as crianças passavam pelo pediatra na UPA do Centro e iriam testar na Vila. Nós então mudamos essa estrutura e deixamos para testar as crianças na própria UPA do Centro, para ficar mais fácil para a população como um todo e devido ao aumento da demanda. Chegando lá, já tem uma diferenciação de quem é síndrome gripal e quem não é. Essa criança vai então passar pelo pediatra, vai testar e o resultado sai depois de 15 minutos", explicou a secretária.  

Segundo Honain, a maioria dos pacientes não tem tido complicações, incluindo as crianças, que têm apresentado apenas sintomas leves. "Nem as crianças e nem a população. O que temos observado é que as pessoas estão com muita febre, mas sob controle, e o principal relato dessas pessoas é o desconforto na garganta. É uma característica muito marcante dessa cepa atingir as vias aéreas superiores", ressaltou.