Crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas somente com autorização dos pais e em grupos prioritários

 





Para vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, o Ministério da Saúde informou que será necessária a autorização dos pais ou a presença de um deles no momento da aplicação. No caso de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito. A vacinação deverá começar no início da semana, de acordo com o calendário de cada município, pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes. "A orientação é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização", afirma a pasta em nota.

Como será a vacina?

O imunizante para crianças será aplicado em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). O esquema vacinal para crianças terá intervalo de oito semanas. A vacina de uso pediátrico tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada para os maiores de 12 anos. 

Tem diferença no frasco?

Além disso, a tampa do frasco virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

Qual vacina devo aplicar no meu filho?

O único imunizante aprovado pela Anvisa para aplicação nesse público é o da farmacêutica Pfizer. A vacina da CoronaVac ainda aguarda aprovação da agência.