Presídios da região de Ribeirão Preto ofertam mais de 1,8 mil testes de HIV e sífilis

 





Detentos de 11 unidades prisionais de Ribeirão Preto e região foram submetidos a testes de HIV e sífilis. A ação faz parte do Dezembro Vermelho, período dedicado à conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Foram realizados 1.883 exames, sendo 953 de HIV e 930 de sífilis.   

A mobilização contempla o calendário do programa nacional “Fique Sabendo” e ocorreu no mês passado, em parceria com a Vigilância Epidemiológica dos municípios. O objetivo é desenvolver estratégias de ampliação de acesso à testagem, priorizando as pessoas mais vulneráveis e respeitando as medidas de prevenção à Covid-19.

Segundo a diretora do Centro Regional de Saúde da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), Adriana Albuquerque Amaro, ao descobrir o HIV logo no início, é possível oferecer um tratamento eficaz e aumentar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Já a sífilis tem cura.  

ACOMPANHAMENTO

Amaro explica que, embora sejam ofertados testes à toda população carcerária, o preso escolhe se quer ou não ser testado. Ao todo, quatro detentos que cumprem pena em unidades de Ribeirão Preto e região testaram positivo para HIV e 66 para sífilis.

A diretora ressalta que eles serão monitorados por equipes de saúde dos estabelecimentos penais. “Posteriormente, devem ser encaminhados para os serviços de referência dos municípios, para acompanhamento de rotina e exames”, detalha.

Amaro frisa, ainda, que todo o procedimento envolvendo os exames é feito na própria unidade prisional, que conta com insumos e profissional para realização dos testes.