Procon-SP notifica Fiat sobre alteração no valor do modelo Fiat Pulse





Montadora alterou o preço do veículo mesmo para os consumidores que tinham feito reserva na pré-venda
O Procon-SP notificou a FCA Fiat Chrysler Automóveis do Brasil para que o fabricante explique sobre o reajuste de preços do veículo Fiat Pulse que afetará, inclusive, quem já fez a reserva da compra e o respectivo pagamento. A empresa tem até o próximo dia 13 para responder.
Em comunicado feito pela empresa, a alegação é que a alta volatilidade do câmbio e o mercado dos insumos gerou a alta dos preços, mas no entendimento do Procon-SP, essa instabilidade não é uma situação atípica e estava na previsão da empresa.
A Fiat deverá esclarecer quantos consumidores fizeram a reserva e ainda não receberam os seus veículos; quantos consumidores serão prejudicados com essa mudança e se esses reajustes valem para todos os modelos. Deverá também informar se todos os Estados serão atingidos pelo reajuste e qual a média do prejuízo que os consumidores do Estado de São Paulo sofrerão.
Tendo em vista que o comunicado da empresa também informa que os consumidores foram avisados da possibilidade de reajuste de forma antecipada, o Procon-SP quer explicações sobre como essa comunicação foi efetuada; se essa comunicação está no contrato de reserva assinado e se, quando ocorreu a previsibilidade de reajuste, os consumidores foram avisados.
A Fiat também deverá esclarecer se, no caso de desistência de compra em razão do reajuste, como os valores serão devolvidos, se serão atualizados e se, tendo em vista a frustração da legítima expectativa do consumidor, a empresa apresentará alguma compensação.
O órgão de defesa também pede informações sobre a possibilidade de análise individualizada dos casos para a manutenção dos valores acordados na reserva; se foi disponibilizado canal específico para esses consumidores; se quem tiver interesse em negociar deve procurar a concessionária ou diretamente o fabricante e se existe autonomia das concessionárias nessa negociação.