Alunos da EMD lançam samba-enredo em homenagem aos 20 anos da escola

 




Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) comemoraram a “sexta-feira de Carnaval” com bastante animação e com o lançamento do samba-enredo da escola: “EMD: 20 anos de história”.

No período da manhã e também da tarde, alunos, professores e funcionários se reuniram para a confraternização, seguindo os protocolos de segurança com uso de máscara, no pátio da escola. O samba-enredo, produzido por alunos e professores, fala dos 20 anos de existência da escola e homenageia a idealizadora da EMD, a bailarina e professora Gilsamara Moura.

Lucia Krepski, professora coordenadora da EMD, conta que a escola, há alguns anos, trabalha o projeto “Carnaval” que dialoga com as culturas populares. “Esse ano o tema que nós aprofundamos é o ‘samba-enredo’ e, nesta semana, os alunos desenvolveram a letra através de criação coletiva. Depois de conhecer a história da nossa escola, as crianças foram divididas em grupos e criaram fragmentos que geraram nosso samba-enredo”, explicou.

Ela conta que a atividade possibilitou um contato maior das crianças com a história da escola, assim como a oportunidade de conhecer a idealizadora da EMD, Gilsamara Moura, que esteve presente no lançamento do samba-enredo.

“Receber uma homenagem no ano que a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira completa 2 décadas representa muita coisa, quase nem dá para descrever, tamanha emoção e gratidão. Quando tal homenagem vem por meio de um samba-enredo, elaborado e executado pela equipe de estudantes, professore/as e agentes educacionais, fica ainda mais especial. Quando se vê que a participação popular, a democracia cultural e a união podem coexistir, o coração se aquece e a esperança se renova. O Carnaval chegou e a EMD demonstra, cotidianamente, que alegria e paz são possíveis. Obrigada!”, agradeceu Gilsamara.

Vale destacar que a professora de música, Liu Sampaio, do Coral Coro e Osso de Matão, deu voz ao samba-enredo, assim como foi a responsável pela versão final apresentada.

Samba Enredo – “EMD: 20 anos de história!”

O carnaval chegou

Vamos todos dançar e festejar!

Iracema Nogueira cheia de alegria

Com muita dança e coreografia                    

Olha que talento, olha que emoção

São vinte anos de muita conexão! (2x)

Quando ponho os pés no chão

Vivo essa liberdade

Que é isso! Iracema!

Tamanha diversidade

Uma equipe em união, ensinando dança e arte

Iracema Nogueira, nosso baluarte!

Gilsa é “Mara”, maravilhada com a arte-educação

Em 2002 criou a EMD com amor no coração

Para difundir dança e cidadania para nossa gente

12 de outubro! Araraquara ganha este presente!

Iracema, uma escola tão querida

Ir à cena, o espetáculo da vida (2x)               

Dança, cultura e informação

Fruto de Araraquara, uma nova

Educação!

(Refrão)

Quanta alegria! Que celebração! (2x)               

Lá vem a escola do meu coração!