Putin ordena que militares ponham equipes nucleares em alerta máximo

 



Por:R7


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (27) que vai pôr em alerta a "força de dissuasão" do Exército russo, que pode incluir um componente nuclear, no quarto dia da invasão da Ucrânia por Moscou.

"Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que ponham as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate", disse Putin em uma reunião com os líderes militares russos. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, respondeu: "Afirmativo".

Tensão elevada

As tensões internacionais já aumentaram com a invasão da Ucrânia pela Rússia, e a ordem de Putin pode causar ainda mais alarme.

Moscou possui o segundo maior arsenal de armas nucleares do mundo e um enorme arsenal de mísseis balísticos, que formam a espinha dorsal das chamadas "forças de dissuasão" do país.

O presidente russo ordenou a invasão da Ucrânia na manhã de quinta-feira (24). No quarto dia do conflito, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski concordou em dialogar com Moscou, porém na fronteira da Ucrânia com Belarus.

Desde a primeira movimentação russa no país, as tropas de Moscou entraram na Ucrânia pelo norte, leste e sul, mas enfrentaram forte resistência ucraniana.

Autoridades ucranianas dizem que algumas tropas russas estão desmoralizadas e exaustas, e que dezenas se renderam.

    Rússia X Ucrânia

    Rússia X Ucrânia

    PORTAL R7