Ucrânia protocola ação no Tribunal de Haia contra a Rússia

 



A Ucrânia foi ao Tribunal Internacional de Justiça em Haia contra a Rússia, para que sua jurisdição ordenasse que Moscou cessasse as hostilidades, informado no domingo pelo presidente ucraniano.

"A Rússia deve ser responsabilizada por manipular a noção de genocídio para justificar uma agressão", declarou Volodimir Zelenski em um tweet.

"Pedimos uma decisão urgente ordenando que a Rússia cesse sua atividade militar e esperamos que as audiências comecem na próxima semana", acrescentou.

A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, na capital holandesa, não é obrigada a apAresentar acusações criminais contra os líderes russos que estão por trás da invasão da Ucrânia, que começou na manhã desta quinta-feira (24).

Mas é a mais alta corte do mundo para resolver reclamações legais entre estados por supostas violações do direito internacional. O tribunal é a instituição judicial suprema das Nações Unidas.

O Kremlin justificou sua operação de "desmilitarização" da Ucrânia como uma tentativa de impedir a suposta perseguição à minoria russa do país.

A comunidade internacional condenou repetidamente a invasão como uma violação flagrante do direito internacional.

Invasão da 2ª maior cidade

Tropas russas entraram em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia no noroeste do país, neste domingo (27), onde houve disparos de metralhadoras, explosões de foguetes e combates de rua, informou um jornalista da AFP.

O repórter descobriu que os restos de um carro blindado militar russo estavam queimando em uma rua e que vários outros veículos haviam sido abandonados. A cidade estava deserta, pois seus habitantes estão abrigados em suas casas.