Bolsonaro participa de filiação de deputados ao PL em Brasília

 



O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participa na manhã deste sábado (12) da solenidade de filiação de parlamentares ao seu partido. O evento é fechado para a imprensa e Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada direto para a sede da legenda, no Brasil 21, sem falar com jornalistas.

Iniciado o prazo da janela partidária, o partido abriu as portas para receber parlamentares que decidiram migrar para a legenda que, desde 30 de novembro, abriga o presidente da República.

O deputado federal Coronel Tadeu citou uma lista de parlamentares que participaram da solenidade. Entre os aliados do governo estão os deputados do Rio de Janeiro Carlos Jordy, Márcio Calabria, Luiz Lima e Sóstenes Cavalcante; os parlamentares mineiros Charles Evangelista e Marcelo Álvaro; e os deputados Nelson Barbudo, de Mato Grosso, e Coronel Chrisóstomo, de Rondônia.

A movimentação partidária não deverá terminar neste sábado. A expectativa é que na próxima semana o PL siga arregimentando parlamentares interessados em integrar a mesma legenda que Bolsonaro. As movimentações já tinham começado com a migração do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, antes ligado ao DEM.

Agora, o PL partido espera receber boa parte ala de deputados bolsonaristas do extinto PSL, insatisfeitos com o rumo do antigo partido que, após fortes disputas internas, se fundiu com o DEM e formou a União Brasil.

"O Bibo Nunes já se filiou. E virão outros. Temos Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Eduardo Bolsonaro (SP), Alé Silva (MG), Aline Sleutjes (PR), Caroline de Toni (SC) e Coronel Armando (SC)", elencou Coronel Tadeu.

Bancada forte

De acordo com o parlamentar, com as filiações, o PL deverá se tornar a maior bancada da Câmara, com cerca de 60 deputados. "E o União Brasil, o partido que mais está perdendo parlamentares no momento, deve ficar abaixo de 50. Vai ser o terceiro partido da casa. Ficará brigando com o quarto lugar", supôs.

Ainda segundo Coronel Tadeu, Bolsonaro não discursou, mas assinou fichas de filiação e desejou boa sorte para os presentes nas eleições de outubro. "É o que a gente mais precisa, que a gente tenha sorte nessas eleições. As chapas estão boas, estão fortes", disse.

"Temos a expectativa de fazer perto de 20 deputados federais em São Paulo, e entre 12 e 15 no Rio de Janeiro. É uma boa largada. E a ideia é fazer deputados federais em todos os estados. Não deixar nenhum em branco. Muito menos no DF, onde que temos a Bia Kicis, junto com a Flávia Arruda que vai candidata à senadora", comentou.

Clã Roriz no PL

Bolsonaro em cerimônia de filiação no PL

Bolsonaro em cerimônia de filiação no PL

INSTAGRAM/FLÁVIA ARRUDA

Os herdeiros do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz também oficializaram a filiação ao PL. Weslian, viúva do ex-chefe do Executivo Distrital; e Joaquim Roriz Neto, neto do ex-político, assinaram a adesão ao partido e foram recepcionados por Bolsonaro e Flávia Arruda.

Por enquanto, o único disposto a concorrer a um cargo eletivo em outubro é Roriz Neto, pré-candidato a deputado distrital. Nas últimas eleições, em 2018, ele disputou o cargo de deputado federal pelo Pros, mas mesmo com 31.455 votos não conseguiu vaga na Câmara dos Deputados.

Frente pró-Bolsonaro

Ao mesmo tempo que o evento de filiações do PL ocorre em um centro empresarial na área central de Brasília, a presidência local do PRTB também abre as portas do partido para receber parlamentares e futuros candidatos e fortalecer a Frente Bolsonarista do Distrito Federal.

O evento começou cerca de meia hora antes da filiação em massa de deputados bolsonaristas ao PL. Em convite, o presidente do partido no DF, Ubiratan Rodrigues, anunciou a solenidade de filiação no Clubes dos Oficiais da Polícia Militar.

Com a frente, políticos bolsonaristas esperam ajudar a ampliar a base de Bolsonaro no DF e no Congresso. É importante ressaltar que o PRTB foi uma das legendas que abriu as portas quando Bolsonaro estava sem partido e procurava uma sigla para disputar a próxima corrida eleitoral.

O partido chegou até mesmo a formalizar um convite para o presidente e seus filhos. Foram ao menos duas tentativas, mas Bolsonaro e a presidente do partido, Aldineia Fidelix, não chegaram a um consenso. O vice-presidente, Hamilton Mourão, integra a sigla.

Fonte:R7