Bombardeios atingem mesquita que abrigava civis e centro de tratamento de câncer na Ucrânia

 



Uma mesquita que abriga mais de 80 civis, incluindo turcos, foi bombardeada em Mariupol, um porto no sudeste da Ucrânia onde milhares de pessoas estão cercadas há dias, disse o Ministério das Relações Exteriores do país neste sábado (12).

"Mais de 80 adultos e crianças estão se refugiando na mesquita, incluindo cidadãos turcos",  disse o ministério no Twitter sem especificar quando aconteceram os bombardeios. 

A cidade, estratégica para os russos, foi bombardeada durante dias e sofre um cerco devastador. Os habitantes, entrincheirados em porões, estão isolados, sem água, gás nem eletricidade e até brigam para conseguir comida. É uma situação "quase desesperadora", alertou a organização Médicos sem Fronteiras (MSF) nesta última sexta-feira (11).

"Mariupol é agora a pior catástrofe humanitária do planeta", com "1.582 civis mortos em 12 dias", disse o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba.

Um hospital infantil e uma maternidade foram atacados na quarta-feira (9), matando três pessoas e ferindo muitas outras, o que provocou protestos internacionais.

Nesse contexto, uma nova tentativa de corredor humanitário está planejada para permitir que os civis deixem a cidade em direção a Zaporizhia, cerca de 200 km a noroeste, segundo Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra ucraniana.

Há dias os ucranianos afirmam que o Exército russo está bombardeando a rota de retirada. Como nos dias anteriores, os corredores humanitários ao redor de Kiev também deveriam ser reabertos, para retirar a população das cidades a noroeste da capital da Ucrânia.

"Espero que o dia corra bem, que as rotas planejadas sejam abertas e que a Rússia respeite suas obrigações em relação ao cessar-fogo", disse Vereshchuk, em um vídeo divulgado pela Presidência ucraniana.

Enquanto o Exército russo continua avançando e se posicionando em torno de Kiev, os ataques atingiram a cidade de Vasylkiv, cerca de 40 km ao sul da capital, na manhã deste sábado.

Oito foguetes russos atingiram o aeroporto local por volta das 7h (horário de Brasília), que foi "completamente destruído", disse a prefeita Natalia Balassinovich em sua conta no Facebook. Um depósito de petróleo também foi atingido e pegou fogo, acrescentou.

Mykolaiv

A cidade portuária de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, perto de Odessa, também foi bombardeada. O taque ocorreu na noite desta sexta-feira, e o fogo atingiu um centro de tratamento de câncer e um hospital oftalmológico, informou um jornalista da AFP.

As janelas do centro de tratamento, recém-reformado, onde os pacientes recebem quimioterapia, foram quebradas. Os impactos dos projéteis podiam ser vistos nas portas.

No momento do ataque, não havia pacientes nem cuidadores no centro de câncer. Mas o hospital oftalmológico tinha um número desconhecido de pacientes.

"Passamos a noite inteira no porão, tudo estava tremendo, os pacientes estavam apavorados", disse sua diretora, Kasimira Rilkova. Os moradores do bairro de Ingulski não têm aquecimento, e muitos agora estão sendo forçados a deixar a região.