Máscara não é mais obrigatória em locais fechados, anuncia Doria

 




governador de São PauloJoão Doria (PSDB), assinou decreto que libera o uso de máscaras em locais fechados no Estado de São Paulo. O uso já havia sido liberado em ambientes abertos desde o último dia 9. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) e, segundo Doria, o decreto entra em vigor ainda hoje.

O uso do item continuará obrigatório em unidades de saúde, hospitais e transporte público (incluindo estações de metrô e trem e terminais de ônibus).


"Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em São Paulo. O avanço da vacinação e a queda nas internações óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores", escreveu Doria em suas redes sociais.

O decreto será publicado em edição extra do "Diário Oficial do Estado". 

São Paulo, dessa forma, se junta a outras cinco capitais que já desobrigaram o uso de máscaras também em ambientes fechados: MaceióFlorianópolisNatalRio de Janeiro e Brasília. Ao menos 15 Estados, além do Distrito Federal, também já haviam promovido ou anunciado algum tipo de flexibilização nas últimas semanas.

Em nota divulgada pelo governo do Estado, Doria disse ter recebido parecer técnico do Comitê Científico que apontou "melhora consistente na situação epidemiológica no Estado".

"Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no Estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada", diz o comunicado do governo.