Nove cachorros morrem após ataque de abelhas em abrigo no interior de SP

 




Cachorros faziam parte do abrigo da Patrulha Animal Solidária (PAS), que pertence a um grupo de protetores independentes

Nove cachorros morreram depois de serem picados por abelhas no bairro Morada Campestre, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os cães estavam no abrigo da Patrulha Animal Solidária (PAS), um grupo de protetores independentes. 

"O vizinho de uma chácara derrubou árvores e encontrou a colmeia. As abelhas simplesmente chegaram atacando os cães", relatou. | Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

Em entrevista a imprensa, advogada Janaína Magalhães, uma das pessoas que atuam como voluntárias, contou que o caso foi registrado no dia 9 de março.

Dois cachorros morreram no dia em que o ataque aconteceu. Já os outros sete cachorros chegaram a receber atendimento veterinário, mas não resistiram e vieram a óbito dias depois. "Eu não estava no ataque. Cheguei apenas para socorrer, mas me disseram que foi algo horrível. O local é simples e não tem câmeras", disse Janaína.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas para atender à ocorrência. A suspeita da corporação é de que as abelhas estavam em revoada. Ou seja, não possuíam colmeia ou local fixo.

O médico veterinário José Henrique Musumeci Ferreira ajudou a socorrer os animais. Ele contou que, provavelmente, o ataque aconteceu depois que alguém mexeu no local onde as abelhas ficavam. "Quando estão em revoada, é muito difícil atacarem, porque elas não estão se sentindo ameaçadas. Quando ficam alvoroçadas, em comportamento de defesa, elas atacam qualquer coisa que se mexa", afirmou.

José Ferreira explicou que os cachorros podem ter morrido por conta de um choque anafilático provocado pelas picadas das abelhas. "Existe uma reação quando uma abelha pica um animal ou um humano. Quando é uma ou duas, a picada é pouco perigosa. Passando disso, já pode ser mortal para todos os vertebrados", disse.