Número de refugiados da Ucrânia chega a 2,5 milhões, diz ONU

 



Mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, até esta sexta-feira (11), segundo o porta-voz da agência da ONU para refugiados (Acnur), Matthew Saltmarsh. Além dos refugiados, 2 milhões de pessoas se deslocaram dentro do país.

As Nações Unidas planejam sua ajuda humanitária com base no pressuposto de que cerca de 4 milhões de refugiados ucranianos vão buscar segurança no exterior.

No entanto, com cerca de 200 mil pessoas fugindo para países vizinhos nas últimas 24 horas, Saltmarsh disse que podem ter que revisar esse número.

“É bem possível que esse total seja revisto. Como eu disse anteriormente, acabamos de atingir 2,5 milhões e isso em pouco mais de duas semanas", afirmou.

As agências humanitárias estão se esforçando para fornecer instalações de aquecimento a milhares de refugiados que esperam sob temperatura congelante nas passagens de fronteira.

Enquanto isso, caminhões estão levando milhares de cobertores e colchões térmicos na outra direção. Milhares de pessoas estão presas sob pesados bombardeios em cidades e vilas na Ucrânia e ficando sem suprimentos.