Antecipação do 13º para aposentados vai injetar R$ 144 milhões na região

 



A antecipação da primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve injetar R$ 144 milhões na economia das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). O montante é uma estimativa com base na folha de pagamento da Previdência do mês de março.

A liberação do 13º salário será feita por meio de duas parcelas: a primeira corresponderá a 50% sobre o valor do benefício e será paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio, de acordo com o calendário habitual de liberação do benefício. A segunda será paga de 25 de maio a 7 de junho, com valor correspondente entre a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual.

Na RPT, segundo a Previdência Social, devem ser beneficiados 147.136 aposentados e pensionistas nas cidades de Americana (54,5 mil), Santa Bárbara d’Oeste (31,5 mil), Nova Odessa (9,8 mil), Sumaré (30,7 mil) e Hortolândia (20,3 mil).

Economista do Observatório PUC-Campinas, Eliane Rosandiski diz que vê com bons olhos essa antecipação do 13º no cenário inflacionário, em que os salários foram diminuindo. “Sempre é bem-vinda qualquer medida que tenta compensar essas perdas. No entanto, cabe uma ressalva”, afirma. De acordo com a especialista, esse valor será retirado e utilizado, portanto, não representa um aumento de renda, então não existe uma sustentação de um padrão de consumo.

“Ele tem um efeito momentâneo. Teria que analisar como seria daqui dois meses se esse dinheiro for gasto integralmente nas despesas correntes”, comenta.

O economista e professor da Faculdade de Ciências Econômicas da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, considera a liberação da primeira parcela do 13º salário uma importante injeção econômica nas cidades.

“Esse montante deve ser direcionado para o consumo das famílias e isso de alguma maneira deve reverter no mercado de varejo, no pagamento de contas em atraso e no consumo. É um respiro relevante”, afirma.

De acordo com o presidente do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), Vitor Fernandes, a antecipação vem em boa hora, principalmente para a população, que pode usar o benefício no pagamento de dívidas e despesas diárias como alimentação, gás e energia elétrica, que vêm aumentando consecutivamente.

“Para o comércio, é uma oportunidade de aumentar as vendas, principalmente porque o valor vai ser depositado próximo ao Dia das Mães, uma data muito esperada pelo setor varejista”, afirma.

Presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Wagner Armbruster diz que todo e qualquer incentivo que possa injetar dinheiro na economia é importante nesse momento.

“Apesar de a pandemia estar sob controle, temos sentido que a economia ainda está muito aquém do que se pode considerar um patamar aceitável. O movimento no comércio ainda está tímido, pois o consumidor tem gastado apenas o essencial”.

Esse é o terceiro ano em que o governo federal antecipa a liberação do 13º salário de aposentados e pensionistas, que normalmente é pago em agosto e novembro. O objetivo é amenizar os reflexos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, que continuam repercutindo.

De olho nas datas – Foto: