Criança de 3 anos morre vítima da dengue em Votuporanga-SP

 



A cidade vai começar a usar drones para fiscalizar imóveis que os agentes de não conseguem ter acesso

A prefeitura de Votuporanga confirmou nesta terça-feira (5/4), a morte de um menino de 3 anos provocada por complicações da dengue. Com mais essa vítima, a cidade já soma três óbitos pela doença neste ano. As informações são do Gazeta de Rio Preto.

O  município contabiliza 3.168 confirmações da doença desde o início do ano. | Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a criança tinha comorbidades. A pasta já havia confirmado que dois homens, de 75 e 59 anos, morreram vítimas da doença. Eles também tinham problemas de saúde. 

Na segunda-feira, 4, a prefeitura decretou estado de epidemia de dengue devido ao aumento expressivo de casos. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município contabiliza 3.168 confirmações da doença desde o início do ano. Outros 1.800 exames aguardam em investigação.  

Fiscalização com drone

Além do trabalho diário de rotina desenvolvido pelos agentes de saúde da Vigilância Ambiental, a prefeitura também contratou serviços de drone para fiscalizar imóveis que os profissionais não conseguem ter acesso.

Segundo a prefeitura, o drone vai ser um reforço no trabalho já realizado pelos agentes de saúde para ampliar a visão destes locais até então inacessíveis. Além do agente de saúde responsável pela área fiscalizada pelo drone, uma equipe da Secretaria da Saúde vai acompanhar a ação para dar respaldo jurídico e acionar, de imediato, o proprietário do imóvel onde forem constatados objetos que servem como criadouros de larvas do mosquito. 


Um carro de som da Secretaria da Saúde percorrerá a área que será sobrevoada com o drone antes da ação alertando os moradores. A pasta informou ainda que mantém ações para conscientizar a população sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água.