Filho do criador de “Fofão” processa Carreta Furacão e McDonald´s por plágio

 




Filho do ator Orival Persini diz que personagem Fonfon é uma "reprodução grotesca" e "imitação dolorosa" do personagem criado pelo pai.

A Justiça paulista deve analisar um processo no qual o herdeiro do humorista Orival Pessini (1944-2016), criador do personagem Fofão, que fez sucesso na década de 80, acusa o grupo de animação infantil Carreta Furacão e a rede McDonald's de plágio. Isso porque o grupo tem um personagem chamado "Fonfon" que se assemelha ao personagem do pai. As informações são do Migalhas.

Herdeiro do Fofão processa Carreta Furacão por plágio. | Foto: Reprodução/ Instagram/Danilo Verpa/Folhapress

Fofão era integrante do programa infantil Balão mágico, no ar pela TV Globo durante os anos 1980. Como herdeiro do criador do Fofão, Pero acusa tanto a Carreta quanto o McDonald's de fazer "uma reprodução grotesca" e "uma imitação dolosa da obra alheia". 

O processo foi aberto pela empresa Agência Artística, que representa os interesses de Pedro Vasen Pessini, filho do humorista. Na ação, a Carreta Furacão é acusada de usurpar a criação de Pessini ao explorar comercialmente o personagem Fonfon. 

Por conta do sucesso na internet, a Carreta Furacão acabou sendo contratada pelo McDonald's para estrelar uma campanha publicitária da rede lançada em setembro de 2021. "Fonfon é uma reprodução grotesca do Fofão, uma imitação dolosa da obra alheia", afirmou a defesa de Pedro e da Agência Artística à Justiça. "O próprio nome 'Fonfon' deixa clara a intenção de fazer referência ao original.''

Na ação, Persini pede R$ 500 mil de indenização e diz ser difícil acreditar que o McDonald's desconhecesse a origem do personagem ou que a empresa acreditasse que a Carreta Furacão detinha os direitos autorais do Fofão.

Confira a propaganda abaixo:

De acordo com a coluna, os envolvidos ainda não apresentaram defesa. A rede de fast food teria informado que ainda não foi citada, e que se manifestará nos autos.

Em um documento enviado ao herdeiro, a Carreta Furacão teria argumentado que o grupo personifica, de forma caricata, figuras populares; disse que Fonfon é uma paródia do personagem e que essa prática não configura violação dos direitos autorais.

Ainda segundo a coluna, já foi expedida liminar pelo juiz de Direito Thomaz Ferreira para que os vídeos em que aparece o personagem Fonfon sejam retirados do ar. Também ficou estabelecido o valor de R$ 40 mil a ser pago para o herdeiro caso as empresas queiram continuar usando a imagem de Fonfon, valor que deve ser depositado em juízo.