No Ceará, professor é denunciado por importunação sexual contra ex-aluna nas redes sociais

 



Mulher entregou aos investigadores mensagens nas quais é importunada sexualmente pelo docente da Universidade Estadual do Ceará

A Polícia Civil do Ceará abriu um inquérito para investigar uma denúncia de importunação sexual por parte do professor Douglas Dâmaso dos Santos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O docente enviou uma série de mensagens nas quais assedia a também professora Elielma Rodrigues, de 30 anos. A vítima foi aluna do servidor público durante o curso de graduação na instituição de ensino.

Douglas fazia comentários constantes nas fotos de Elielma | Reprodução/Facebook  

Elielma relata ter sofrido investidas de Santos desde quando frequentava a faculdade, sobretudo, nos três primeiros semestres do curso de História, entre os anos de 2010 e 2011, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus de Quixadá. Mas desde o começo de 2020 a insistência do professor se transformou em assédio explícito nas redes sociais.

"Lindinha de minha vida, quero beber-te todinha", comentou Santos em uma foto publicada por Elielma no Facebook, em junho do ano passado. A postagem era aberta e os amigos e seguidores da vítima puderam ler o comentário.

Mulher passou a receber mensagens de cunho sexual e bloqueou homem nas redes sociais, mas ele passou a contatar a família dela. | Foto: Reprodução

A mesma linguagem vulgar voltou à tona em dezembro. Na ocasião, Santos afirmou que estava com vontade de "beber a tua xo...". Após essa última mensagem, Elielma bloqueou o professor nas redes sociais. Em setembro, Santos voltou a enviar mensagens para a ex-aluna. Dessa vez em particular e usando termos de baixo calão. "Olá nenenzinha de meu coração, acordei hoje com tanta vontade de te chupar todinha", escreveu Santos. "Enterrar-me-ia todinho nessa florzinha linda e gostosa mais que tudo", acrescentou.

De acordo com a ex-aluna, o docente enviava as mensagens de cunho sexual através de suas redes sociais, mesmo que ela nunca tivesse respondido aos assédios. O caso foi registrado em uma das Delegacias de Defesa da Mulher no interior do Ceará.

A Polícia Civil informou que investiga, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher, a denúncia. Conforme a apuração policial, a vítima recebia mensagens inoportunas em suas redes sociais e de familiares.

Aluna denuncia professor por importunação sexual no Ceará | Foto: Reprodução

A vítima concluiu o curso há cerca de cinco anos e estudou com o professor em três disciplinas. Ela afirmou à Polícia Civil que a relação entre ambos "sempre foi somente de aluna e professor", sem qualquer contato fora do ambiente acadêmico.

Ela narrou a policiais que o homem tentou presenteá-la com chocolates e sorvetes e a convidá-la para sair, mas a mulher nunca aceitou. O contato pelas redes sociais, conforme a vítima, ocorreu após ela sair da universidade. Ele disse que a amava e que a queria para si.

A Polícia Civil disse que diligências e outivas estão em andamento; e que mais informações serão repassadas posteriormente para não comprometer o trabalho policial.