Onça é flagrada passeando em avenida na região metropolitana paulista e Alto Tietê

 




O animal, também conhecido como suçuarana, vem aparecendo com frequência na região, segundo a Polícia Militar Ambiental.

Uma onça-parda foi flagrada passeando no período da madrugada desta última quinta-feira (7/4), em Guararema, cidade do estado de São Paulo. O felino foi gravado pelas câmeras do Centro de Segurança Integrada da cidade.

Onça-parda é flagrada 'passeando' em cidade de SP | Foto: Reprodução

Nas imagens é possível observar a onça passando pelo Portal de Guararema, na região metropolitana paulista e Alto Tietê, na rua João Barbosa de Oliveira.

De acordo com o especialista e ecólogo Rodrigo Begotti, o animal não enxerga humanos como presas, mas é recomendado que evitem as áreas da mata local. Caso se encontre um uma onça parda, não vire as costas, afaste-se devagar olhando para o animal.

Diversos moradores e internautas ficaram preocupados com a integridade física do animal após a divulgação das imagens: “Muito triste, procura alimento, pois os homens devastaram a área em que eles vivem e saem a esmo. Tomara que ninguém a mate”, desabafou uma cidadã.

O que fazer ao se deparar com uma onça

A Polícia Militar Ambiental orienta que as pessoas que virem onças em áreas urbanas, que evitem qualquer tipo de aproximação e contato. Os ataques ao homem são raros, pois a tendência da onça é fugir e se esconder, segundo a PMA.

Caso o animal esteja acuado e possa oferecer risco ou esteja em uma situação de risco, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar Ambiental (19-3522-1260) para a captura e destinação.