Araraquara é homenageada nos 30 anos do “Programa Atleta do Futuro” do Sesi

 




A presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, representou o prefeito Edinho e a cidade de Araraquara no 1º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do “Programa Atleta do Futuro” (PAF) do Sesi-SP, que teve sua solenidade realizada na última quarta-feira (1) no Teatro do Sesi, em São Paulo. Roseli esteve no evento acompanhada do gestor das Escolinhas de Esportes de Araraquara, Fábio Leite.

O evento reuniu gestores públicos e atletas de aproximadamente 160 municípios parceiros do PAF, que promove formação e cultura esportiva de maneira gratuita para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos desde 1991, chegando à marca de 150 mil alunos por ano.

Roseli conta que todos os municípios homenageados foram chamados nominalmente para receber um troféu que foi produzido pelos alunos do Senai e entregue por atletas destaques de das equipes de alto rendimento do Sesi. “Foi uma festa linda e emocionante que contou atletas de todas as modalidades de alto rendimento do Sesi.  O ex-atleta olímpico da vela Lars Grael fez uma palestra sobre sua trajetória de vida e o maestro João Carlos Martins, com seu piano e um quinteto, fez abertura do evento”, relatou.

O “Programa Atleta do Futuro” foi criado em 1991 e incentiva o esporte nos 53 centros de atividades do Sesi-SP em todo o estado. Com a transferência de tecnologia, as oportunidades são ampliadas e o desenvolvimento do programa acontece também em parcerias com a indústria, ONGs, associações, clubes, institutos, empresas privadas e órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, somando mais de 200 municípios parceiros a cada ano. O programa contribui para o completo desenvolvimento do cidadão, com foco social e diretamente ligado ao processo educacional, considerando o esporte um recurso pedagógico de extrema importância.

“Programa Atleta do Futuro” em Araraquara

Quem também esteve presente no evento foi Alexandre Minghin, diretor das unidades do Sesi de Araraquara, Matão e São Carlos, que explica que o PAF está com as portas abertas para novos alunos. “Trata-se de um programa desenvolvido pelo Sesi com professores próprios, mas também é desenvolvido pelo Sesi em parceria com prefeituras municipais. Em Araraquara, temos esse programa há muito tempo com modalidades de futsal, vôlei, taekwondo, rugby e karatê. Hoje temos 381 alunos inscritos e temos 229 vagas em aberto para essas modalidades. Estamos ainda aceitando inscrições no Sesi”, revela.

Minghin lembra que o programa já formou destaques do esporte de Araraquara como a jogadora Mariane Carvalho, que hoje é um dos destaques do time de alto rendimento adulto do Sesi Araraquara, que neste momento lidera a liga nacional (LBF), e também Fábio Appolinário, hoje técnico Do AZ Basquete Araraquara e que no ano passado comandou o Sesi na conquista do título do Campeonato Paulista. “Temos como objetivo desse programa trabalhar o esporte, mas também trabalhar marcadores sociais, participação da família e a formação esportiva através de cinco etapas que se dividem para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A proposta é garantir o acesso ao esporte de qualidade e contribuir para o desenvolvimento de um futuro cidadão. Vale destacar que o programa é totalmente gratuito”, acrescenta.

Horários de aulas

Por meio do “Programa Atleta do Futuro”, o Sesi Araraquara oferece aulas de voleibol (terças e sextas-feiras, das 8h às 10h), taekwondo (quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 18h), karatê (terças e quintas, das 16h às 20h), futsal (terças e quintas, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 as 17h30; quartas e sextas, das 14h às 19h), rugby (quartas e sextas, das 9h às 10h) e natação (de terça à sexta, das 8 às 11h)