Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis em resposta a testes armamentistas da Coreia do Norte

 



A Coreia do Sul e os Estados Unidos dispararam, nesta segunda-feira (6), oito mísseis balísticos em resposta aos testes de armas da Coreia do Norte que ocorreram neste domingo (5), anunciou o Exército de Seul.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do sistema ATACMS contra alvos no mar do Leste, também conhecido como mar do Japão.

A ação de dez minutos aconteceu um dia após a Coreia do Norte lançar oito mísseis balísticos de curto alcance depois de exercícios conjuntos de EUA e Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.

"Nosso Exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos, que aumentam as tensões militares na península", acrescentou o governo da Coreia do Sul.

O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que foram lançados um míssil americano e sete sul-coreanos do nordeste da Coreia do Sul durante o exercício, com o objetivo de demonstrar sua capacidade de "responder rapidamente a momentos de crise".

O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra o país.

Funcionários de alto escalão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, assim como analistas, acreditam que o país liderado por Kim Jong-un se prepara para executar um teste nuclear.

Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra a Coreia do Norte.

No mês passado, os dois países lançaram vários projéteis depois que a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos, inclusive um com suposto alcance intercontinental.

Fonte:R7